Com estudantes vestidos de bailarinas, soldadinhos de chumbo, princesas, príncipes, bruxinhas, entre outros personagens, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira (9), o projeto “Super Leitores Infantis”, com o tema: “Mundo Mágico da Leitura: Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, e a 3ª edição da “Mostra de Dança”. O evento aconteceu no auditório da Semed.
O projeto, desenvolvido pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, contou com a participação de aproximadamente 150 crianças, de 27 unidades de ensino, entre creches, Centro Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas que atendem a Educação Infantil, que promoveram vivências direcionadas para o desenvolvimento da leitura nas salas de referências.
O subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Júnior Mar, parabenizou a DDZ, pelo projeto que desperta a curiosidade pela leitura desde a primeira infância.
“Que projeto lindo! Como é bom ver esse auditório repleto de crianças empolgadas com as atividades que elas mesmas desenvolveram, e tudo isso só foi possível porque as professoras abraçaram a ideia da DDZ. É muito importante incluir a leitura na vida das crianças desde muito cedo, tornar-se um hábito, e o professor é esse mediador. Em nome do prefeito David Almeida e da secretária de Educação, Dulce Almeida, parabenizo cada uma de vocês que deram o seu melhor para que tudo isso acontecesse”, parabenizou o subsecretário.
De acordo com a chefe da DDZ Sul, Jecicleide Nascimento, o intuito do projeto é contemplar o fazer pedagógico na Educação Infantil referente ao processo do desenvolvimento da leitura das crianças na primeira infância.
“Agradeço a todos os professores e gestores que abraçaram esse fazer da educação de modo diferenciado. O processo de aprendizagem inicia na Educação Infantil para que no futuro nossos alunos não tenham dificuldades com leitura e os professores desenvolvem da melhor forma essa atividade. Hoje é a culminância de todo trabalho realizado nas escolas, com músicas e apresentações teatrais”, comentou Jecicleide.
Durante o evento, as crianças fizeram apresentação de danças e dramatização, conduzidas pelas professoras que se dedicam para que tudo saia de forma perfeita.
“As pessoas podem achar que as crianças das creches não conseguem desenvolver as atividades, mas eles conseguem sim. Durante um mês, nós ensaiamos e a cada ensaio, eles ficavam mais empolgados. Claro que existe as crianças mais tímidas e mesmo assim na hora da apresentação deram um show, e isso vai ficar guardado para sempre na cabeça deles”, falou a professora do Maternal 3, Adriana Paulo dos Santos, da escola municipal Professora Adelaide Tavares de Macêdo, que fez a apresentação de dança “Lilo & Stitch”