Em coletiva de imprensa, ocorrida na tarde desta sexta-feira (3), com a presença de representantes de vários órgãos do governo e prefeitura, foi anunciado o tema da carnaval deste ano e ações integradas.
Marcos Apolo Muniz, Secretário de Cultura e Economia Criativa do estado, destacou a necessidade do trabalho coletivo entre as secretárias.
“Para ser realizado este grande evento, que é o carnaval de Manaus, o carnaval do estado do Amazonas, estamos falando aqui de uma ação integrada entre estado e município, cada um tendo as suas devidas funções, para que a gente possa ter segurança, saúde, trânsito funcionando que os ambulantes possam ganhar seu dinheiro e assim sucessivamente”, disse o secretário.
Carnaboi
Na ocasião, Muniz anunciou ainda que o Carnaboi acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro, data muito comemorada pelos artistas e demais envolvidos com os festejos bovinos.
“O critério da data foi um diálogo com os próprios artistas de boi. E também tem a questão dos próprios eventos previstos no Sambódromo. A gente valoriza o evento e garantimos o retorno para o Sambódromo. E o Carnaboi realmente marca o início dos ensaios para o Festival de Parintins, após o carnaval vamos divulgar o calendário de datas dos ensaios dos bois aqui em Manaus”, confirmou Muniz.
A aguardada festa bovina faz parte da programação do “Carnaval na Floresta” e contará com a participação de 35 artistas, a programação ainda será divulgada. Antes “dois pra lá e dois pra cá”, acontece ainda o desfile das escolas de samba nos dias 16 e 17 de fevereiro, com os grupos de acesso B e A, e no dia 18 de fevereiro é a vez das escolas do grupo especial passarem pela avenida do samba. A entrada é gratuita.
Ações
Durante o desfile das escolas de samba não será permitido a entrada de crianças menores de 5 anos, mesmo acompanhadas dos pais ou responsáveis, no Sambódromo, foi o que explicou Eliezer Júnior, juiz da Infância e Juventude Infracional de Manaus.
O jurista acrescentou ainda que a medida está sendo tomada devido o grande número de crianças desaparecidas durante o carnaval nos últimos anos, informou também que a pedido das escolas de samba, na segunda-feira, haverá uma nova reunião para deliberar a respeito das crianças que participam do desfile das agremiações.
Com o objetivo de resguardar e assegurar os direitos e a dignidade de crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) vai realizar abordagens sociais em blocos e desfiles de escolas de samba a partir do dia 12 de fevereiro.
Fiscalização intensificada
Haverá ainda reforço nas operações de Lei seca e outras ações no trânsito. As operações de segurança serão reforçadas em toda a cidade pela Central Integrada de Fiscalização (CIF), com a fiscalização de bandas e blocos de carnaval, estabelecimentos comerciais e outros locais. Uma força-tarefa será coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), com o apoio da Polícia Civil e Militar, Detran e Corpo de Bombeiros.
O representante do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), Márcio Brito, anunciou que será realizado, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a operação especial “Carnaval Seguro”, que tem como intuito de fiscalizar e alertar a população sobre os cuidados na hora de comprar fantasias, adereços, preservativos e outros.
Vampirão
O Bloco do Vampirão também foi confirmado pelo HEMOAM, que vai abrir a noite de apresentações das escolas de samba do grupo especial no dia 18 de fevereiro. O bloco tem o objetivo de coletar bolsas de sangue. Em breve os órgãos divulgarão mais atualizações sobre o “Carnaval na Floresta”.