Manaus teve um fim de semana de pré-carnaval agitado. Nos dias 11 e 12 de fevereiro, os manauaras contaram com blocos e bandas com programação para todos os gostos e públicos.
BICA, Banda Difusora, Bloco do Axerito e Bloquinho do Uendel, foram alguns dos eventos que fizeram a alegria dos foliões. Confira:
Sábado – 11/02
BICA
A BICA (Banda Independente da Confraria do Armando), comemorou os 60 anos do saudoso “Bar do Armando”, no último sábado (11), a partir das 15h, entrada gratuita. Após dois anos sem a banda devido a pandemia, a BICA retornou em sua 35° edição com o tema “60 na BICA só não vai quem já morreu: a festa é de santo, boêmio e ateu”.
A marchinha deste ano, composição de Rui Machado, David Almeida e Edu do Bajo, e interpretada por Márcia Siqueira, foi sucesso entre os carnavalescos. Além de Siqueira, a banda reuniu em seu palco, Márcia Novo, Antônio Bahia e a Bateria da Reino Unido e outras atrações. Os foliões e a alegria contagiante tomaram de conta da Rua 10 de Julho e do Largo São Sebastião, no Centro de Manaus.
Banda da Difusora
No sábado (11) também aconteceu a tradicional Banda da Difusora. A banda começou as 16h e reuniu Frutos do Pagode, Pororoca Atômica, Bateria da Aparecida, Os Embaixadores, Uendel Pinheiro e Criz DJ.
A banda que tem mais de 20 anos com entrada gratuita, arrastou uma multidão para Avenida Eduardo Ribeiro, Centro, local onde é realizada.
Bloco do Axerito
Ainda no sábado (11), ocorreu a quinta edição do “Bloco do Axerito”, no Espaço Via Torres. Organizado pelo Bar do Axerito e pelo DJ Evandro Junior, a mistura de ritmos tomou conta do local e fez a alegria dos foliões desde as 17h.
Subiram ao palco do bloco, Kelton Piloto, John Veiga, Vanessa Auzier, Xiado da Xinela, banda Meu Xodó, Uendel Pinheiro e os intervalos foram comandados pela DJ Layla Abreu. Com atrações que não deixou ninguém parado, a festa rolou até as 4h da manhã do domingo (12).
Cauxi Eletrizado
Em sua 11° edição, o Bloco Cauxi Eletrizado aconteceu também no sábado (11), no Assinpa (Associação dos Servidores do Inpa), no Aleixo. Conhecido por exaltar a cultura e os artistas amazonenses, este ano o bloco reuniu a DJ Carol Amaral, Couro Velho, Os Tucumanos, a Banda Cauxi Eletrizado e a atração nacional Otto, fizeram parte da festa do bloco mais eletrizante de Manaus.
Domingo – 12/02
Bloquinho do Uendel
No domingo (12) foi a vez de Uendel Pinheiro levar uma multidão para o “Bloquinho do Uendel”, que nesta edição foi realizado no Podium da Arena da Amazônia, localizada na Avenida Constantino Nery. A festa começou as 15h e subiram ao palco John Veiga, Guto Lima, Forró Ideal, DJ Rafa Militão e o anfitrião do bloco, Uendel Pinheiro.
Durante o Bloquinho do Uendel, alguns convidados fizeram a alegria dos presentes. O levantador de toadas do boi Caprichoso, Patrick Araújo, subiu ao palco e fez a festa com a galera. André Brasil também subiu ao palco e cantou muito pé-de-serra com os foliões.
“Que loucura, o maior sucesso, tem muita gente. Pelo que fiquei sabendo pela polícia tem quase 15 mil pessoas presentes, fico muito feliz. Nós viemos para um outro local, estamos em um lugar com maior visibilidade geográfica, a Arena da Amazônia é sempre um desafio, mas está tão lotado que eu fiquei encantado com o resultado e talvez todo ano seja aqui agora”, afirmou Uendel Pinheiro.
Banda da Boulevard
Com homenagem ao saxofonista amazonense Rudeimar Soares Teixeira, conhecido como Teixeira de Manaus, a Banda da Boulevard aconteceu no domingo (12), na rua Álvaro Botelho Maia, no Centro de Manaus.
Com o samba “Teixeira de Manaus é Beiradão: Cultura do Amazonas em Canção”, composição de Paulo Onça, Mui Cavaco e Mulher do Samba, interpretado por Auzier do Samba e Mestre Kabeca, a tradicional banda reuniu uma multidão de foliões.