Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Terremoto de 8,8 atinge a Rússia e provoca tsunamis no Pacífico

Ondas de até 5 metros atingiram a Rússia; Japão e outros países do Pacífico emitiram alertas e determinaram evacuações em massa


Um tsunami causado por um terremoto de magnitude 8,8 que aconteceu na Península de Kamchatka, na Rússia, na manhã de quarta-feira (30) pelo horário local, noite de terça-feira, (29) no Brasil, alcançou diversas regiões ao longo do Oceano Pacífico.

afp-20250730-68a939f-v2-highres-russiaearthquaketsunami

Foto: Governo da Região de Sacalina/AFP

Até agora, os impactos mais severos do tsunami foram registrados no Extremo Oriente Russo, mas os alertas e impactos se estenderam por Japão, alguns países da América e regiões insulares. Não há registro de mortes até o momento.

O terremoto é o mais forte desde 2011, quando tremores e tsunami atingiram Fukushima, no Japão.

As autoridades seguem monitorando o risco de novas ondas nas próximas horas. Entre os países que emitiram alertas estão Rússia, Japão, Estados Unidos, México, Guatemala, Equador, Peru, Chile e Costa Rica.

As medidas incluíram evacuações em massa, suspensão de atividades marítimas e recomendações para não aproximação das áreas costeiras.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 8 =