Com o tema O Amanhã é Agora, a segunda edição do Festival LABVERDE une arte, natureza, ciência e saberes ancestrais produzidos na (e a partir da) Amazônia, entre os dias 02 a 05 de junho. Totalmente online e gratuita, a programação celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) com shows, dança, mostras de arte e fotografia, performances e palestras, transmitidos pelo Youtube do Festival.

Anne Jezini (Foto: Divulgação)
Pandemia, desmatamento, redução das áreas de proteção ecológicas no planeta. Talvez este seja o tempo mais oportuno para abrirmos as janelas do conhecimento e vislumbrar novos horizontes para além da matriz do pensamento cartesiano, iluminista, eurocentrista. Deixando para trás o conceito da centralidade humana, que se apresenta cada vez mais falido, ultrapassado. O pensamento contemporâneo, o conhecimento que nos coloca no presente e no futuro é múltiplo, pautado justamente na fusão do saber ancestral e científico, em que os povos originários e o homem ocidental dividem o centro com os não humanos, com a Natureza.
Nesta segunda edição do Festival Lavberde – ‘O Amanhã é Agora’ será reunido um time de profissionais atuantes na questão ambiental para debater soluções acerca de temáticas urgentes como ‘A História profunda da Amazônia, A abertura da ciência e intersecção com outras disciplinas, O impacto da pandemia e das doenças tropicais e o Futuro da Floresta enquanto projeto de construção coletiva. A cada encontro, diálogos vão se construindo a partir de diferentes modelos de conhecimento.
PROGRAMAÇÂO:
DIA 02, QUARTA-FEIRA
19h – IARA / Artista Invisible Flocks
19h10 – Amazônia Tempo Profundo
Palestrantes: Daniel Munduruku e Carolina Levis
Mediação: Lilian Fraiji
20h30 – Apresentação musical / Artista: Nelson D
DIA 03, QUINTA-FEIRA
19h – TAOCA / Artista Renata Cruz
19h10 – Subverter o Presente e Resistir ao Tempo
Palestrantes: Mario Cohn-Haft e Denilson Baniwa
Mediação: Lucy Souza
20h30 – Performance Artística / Aoruaura

(Foto: Divulgação)
DIA 04, SEXTA-FEIRA
19h – Yuíre / Artista: Moara Tupinambá
19h10 – Pandemia, epidemias, doenças tropicais e o ciclo eterno retorno
Palestrantes: João Paulo Barreto e Marcia Castro
Mediação: Rita Mesquita
20h30 – Fantasmas da Floresta / Artistas: Yara Costa e Marcus Maeder
DIA 05, SÁBADO
19h – VER O TEMPO Fotógrafos: Alberto César Araújo, Bruno Kelly, Marcela Bomfim, Paula Sampaio e Rogério Assis
19h10 – Sonhos Coletivos e a Expansão do Amanhã
Palestrantes: Charles Clement e Paulina Chamorro
Mediação: Flávia Delgado Santana
20h30 – Show de encerramento / Artistas: Anne Jezini e Djuena Tikuna


















