Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Sarkozy é condenado na França a 5 anos de prisão

Ex-líder francês foi considerado culpado por associação ilícita durante sua campanha eleitoral de 2007, mas absolvido das demais acusações de corrupção


A Justiça da França condenou nesta quinta-feira (25) o ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy, de 70 anos, a cinco anos de prisão por associação criminosa no caso de financiamento ilegal de sua campanha eleitoral de 2007 pelo governo da Líbia.

2025-09-25t095737z-1743620322-rc2wyga8k7jw-rtrmadp-3-france-politics-sarkozy-trial

Foto: Stephanie Lecocq/Reuters

Sarkozy, no entanto, foi absolvido de todas as outras acusações, incluindo corrupção passiva, e considerado inocente da acusação de ter recebido financiamento ilegal de campanha do falecido ditador líbio Muammar Kadhafi.

Sarkozy, que foi presidente da França entre 2007 e 2012, irá à prisão mesmo ainda podendo apelar da decisão, porque o tribunal pediu a execução provisória da pena alegando “fatos extremamente graves”. O ex-presidente disse que irá recorrer da sentença e “dormirá na prisão de cabeça erguida”.

Agora, o Ministério Público francês tem até um mês para informar a data da prisão de Sarkozy. Ele compareceu à leitura da sentença em Paris nesta quinta acompanhado da esposa, a modelo, cantora e atriz Carla Bruni-Sarkozy, e de três de seus filhos.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 13 =