O papa Francisco participou da cerimônia de Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (13).

Foto: REUTERS/Yara Nardi
Ainda com aparência frágil, mas sem o auxílio de oxigênio para respirar, o pontífice de 88 anos, que se recupera de uma longa internação causada por uma dupla pneumonia, mostrou que já conseguiu recuperar um pouco da força da voz ao saudar os fiéis.
“Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!”, bradou Francisco, com a voz fraquejando ainda um pouco ao fim.
A presença do papa não era esperada. Apesar dos avanços em seu estado de saúde, a participação do pontífice nas cerimônias da Páscoa continua incerta. Esta semana, o Vaticano afirmou que a avaliação dependerá “do clima”.
A oração do Domingo de Ramos, que teve a homilia escrita por Francisco, foi presidida pelo cardeal Leonardo Sandri. No texto, ele agradeceu as orações por sua saúde:
“Irmãos e irmãs, muito obrigado pelas orações. Neste momento de fraqueza física, eles me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus. Rezo também por vocês e peço que confiem a mim ao Senhor todos aqueles que sofrem, especialmente aqueles afetados pela guerra, pela pobreza ou pelas catástrofes naturais”.
O papa também orou pelas vítimas do desabamento de uma boate na República Dominicana e pediu que a paz chegue ao Sudão, Líbano, Ucrânia, Palestina, Israel, República Democrática do Congo e Mianmar.