O mês de outubro é marcado por uma das campanhas de saúde mais importantes do mundo: o Outubro Rosa, movimento internacional criado para conscientizar a população principalmente as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
- Imagens: Letícia Arruda
- Imagens: Letícia Arruda
- Imagens: Letícia Arruda
- Imagens: Letícia Arruda
A campanha teve início na década de 1990, nos Estados Unidos, e se espalhou rapidamente pelo mundo. Hoje, monumentos, prédios e instituições recebem iluminação rosa como símbolo de apoio à causa e de incentivo ao autocuidado.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo. Quando diagnosticado precocemente, as chances de tratamento eficaz e cura chegam a mais de 90%. Por isso, especialistas reforçam a importância da realização regular da mamografia, além do autoexame e acompanhamento médico periódico.
Mais do que um laço cor-de-rosa, o Outubro Rosa é um lembrete poderoso de que informação, prevenção e cuidado salvam vidas. Falar sobre o tema, compartilhar conhecimento e incentivar a rotina de exames são atitudes que podem fazer toda a diferença na luta contra o câncer de mama.






















