Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Nitazeno: novo opioide é de 10 a 20 vezes mais potente do que fentanil

Pesquisadores da USP e Unicamp encontraram opioide misturado a drogas sintéticas vendidas em São Paulo


O Jornal Nacional deste sábado (20) mostrou que pesquisadores da USP e Unicamp identificaram a presença de nitazeno em drogas sintéticas, as chamadas drogas K, vendidas em São Paulo. A substância tem um poder devastador no usuário.

images-16-2

(Foto: Reprodução Internet)

O mesmo grupo já tinha detectado o fentanil, um potente anestésico. Maurício Yonamine, professor de toxicologia da faculdade de ciências farmacêuticas da USP, afirmou que o fentanil é 50 vezes mais forte que a heroína.

Até 2020, a quantidade de drogas K apreendidas pela polícia civil do estado não passava de alguns gramas. Em 2021, já saltou para cerca de 5 quilos. No ano seguinte, 51 quilos e em 2023, foram 157 quilos.

O professor de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Thiago Marques Fidalgo explica que esse tipo de entorpecente pode levar a transtornos mentais para quem já tem essa predisposição.

O nitazeno surgiu na década de 1950 em pesquisas farmacêuticas, mas, por causa da alta potência, nunca foi aprovado para uso na medicina. E se conhece bem pouco dos seus efeitos.

O Departamento de Narcóticos do estado de São Paulo afirmou que as drogas K são manipuladas, principalmente, em países asiáticos e europeus e que, muito provavelmente, o nitazeno já vem adicionado nesses entorpecentes.

A Secretaria Estadual da Saúde informou que possui um centro especializado em tratar pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso do crack e de outras drogas.

Segundo a pasta, a unidade funciona 24 horas por dia e os dependentes químicos passam por triagem e avaliação médica. Se necessário, ficam internados ou são encaminhados para outros serviços de saúde.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 7 =