Ethel Kennedy, viúva de Robert F. Kennedy, morreu nesta quinta-feira (10). A notícia foi confirmada através de rede social X por Joe Kennedy III. Aos 96 anos, ela estava hospitalizada após sofrer um derrame.
“É com nossos corações cheios de amor que anunciamos o falecimento de nossa incrível avó, Ethel Kennedy. Ela morreu esta manhã devido a complicações relacionadas a um derrame sofrido na semana passada”, disse o neto de Ethel em um post no X.
Em uma declaração publicada na mesma rede social, na noite desta terça-feira (8), a filha dela Kerry Kennedy disse que o derrame aconteceu na quinta-feira passada, enquanto ela dormia, e que ela foi levada a um hospital – sem identificá-lo -, onde estava “descansando confortavelmente”, para receber tratamento.
Ethel estava ao lado de Robert F. Kennedy quando ele foi assassinado na cozinha do Ambassador Hotel, em Los Angeles, em 5 de junho de 1968, logo após vencer as primárias presidenciais democratas na Califórnia. Seu cunhado, o presidente John F. Kennedy, havia sido assassinado em Dallas menos de cinco anos antes.
O Robert F. Kennedy Center for Justice and Human Rights, que ela fundou mais tarde em 1968, é dedicado a promover os direitos humanos por meio de litígios, advocacia, educação e inspiração. A organização sem fins lucrativos também concede prêmios anuais a jornalistas, autores e outros que fizeram uma contribuição significativa aos direitos humanos.