“Nos meus quase 50 anos de Engenharia, essa obra foi o meu maior desafio como engenheiro. Enfrentamos várias dificuldades com desapropriações e interferências de todo tipo. Existiam pessoas que não acreditavam na capacidade de uma empresa local realizar essa façanha. Estamos vencendo e, o melhor de tudo, é que falta, apenas, 10% das obras para sua conclusão”, informa, com orgulho, José Nasser, CEO da Construtora JNasser, responsável pela construção do complexo da avenida Constantino Nery.
Manaus merece uma construção no melhor estilo Primeiro Mundo em conforto e funcionalidade. Segundo o engenheiro José Nasser, “o complexo contempla uma integração do sistema viário do conjunto de ruas João Valério, Pará e Constantino Nery, sem sinal, além de facilitar o acesso dos usuários com segurança e rapidez.”.
Materiais e trincheiras
Primeira obra viária em Manaus com emprego de contenções em estacas Secantes. O engenheiro José Nasser comenta: “Foram construídas mais de 1.800 estacas com emprego de mais de 1.200 m3 de concreto, 1.500 toneladas de aço, além de quase 3.000 m3 de concreto de alta resistência. O projeto contempla, também, a construção de 3 túneis chamados de Trincheiras. Esse será o maior legado, que será para sempre lembrado, do prefeito Arthur Virgílio Neto”, conclui Nasser.
QUEM FOI ROBERTO CAMPOS
Economista, professor, escritor, diplomata e político brasileiro. Por uma exposição de motivos memoráveis, o então Ministro do Planejamento, Roberto Campos, teve um papel decisivo na criação da Zona Franca de Manaus, criada em 28 de fevereiro de 1967.
SAIBA MAIS
Trincheira – Espécie de barreira que define uma alteração no terreno, tal como uma trincheira
Estacas – são elementos de fundação que tem como objetivo transmitir as cargas da edificação atuantes na superfície para o solo