A Blue Origin lançou com sucesso, na manhã desta segunda-feira (14), a nave New Shepard para uma viagem de turismo espacial com 6 mulheres a bordo.

Foto: Reprodução/Justin Hamel/The New York Times
Entre elas, estavam a cantora Katy Perry e a jornalista Lauren Sánchez — noiva do bilionário Jeff Bezos, que é o dono da Blue Origin e também da Amazon.
O lançamento ocorreu às 10h31 (de Brasília) na base da Blue Origin, no estado do Texas (Estados Unidos). Cerca de dez minutos depois, a cápsula e o foguete retornaram em segurança.
Ao deixar a nave, Katy Perry beijou o chão e se disse emocionada. Ela também revelou que cantou “What a Wonderful World”, de Louis Armstrong, no espaço.
O voo foi suborbital, o que significa que a nave não escapou completamente da gravidade da Terra. Mesmo assim, a viagem tinha a previsão de ultrapassar a Linha de Kárman — marca de 100 km de altitude reconhecida como o início do espaço.
O voo foi acompanhado por Bezos e celebridades como Oprah Winfrey e as Kardashians.

Foto: Blue Origin
Segundo a empresa, esta foi a primeira viagem espacial com uma tripulação exclusivamente feminina desde a Vostok 6, em 1963, quando a russa Valentina Tereshkova foi sozinha ao espaço. A Blue Origin começou a enviar turistas e celebridades para o espaço em julho de 2021.

Foto: Blue Origin