Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Vídeos: Incêndio atinge Pavilhão da COP30 em Belém e força evacuação da Zona Azul

Fogo de grandes proporções atingiu o Pavilhão dos Países, área crucial de negociações da Cúpula do Clima da ONU


Belém (PA) – Participantes da Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP30) tiveram que ser totalmente evacuados na tarde desta quinta-feira (20), em Belém (PA), após um incêndio de grandes proporções atingir o Pavilhão dos Países na Zona Azul, onde ocorrem as negociações, por uma causa ainda desconhecida, mobilizando o Corpo de Bombeiros local.

O incidente ocorreu na área administrada pela organização onde se reúnem os negociadores e ministros. O foco do fogo foi identificado próximo ao Pavilhão do Brasil.

A evacuação total do evento foi imediata e feita pela organização e seguranças da ONU, que estabeleceram um cordão de isolamento. Relatos confirmam que houve muita correria no momento do esvaziamento. Militares dos bombeiros chegaram ao local por volta das 14h15 para controlar as chamas. A informação preliminar é que não há relatos de feridos.

Imagens iniciais mostram o fogo atingindo estandes e lonas, com chamas subindo até o teto. A energia elétrica foi cortada em parte da estrutura do Pavilhão dos Países. Devido ao material do pavilhão, composto por lonas e carpetes, a estrutura inflamável fez com que o fogo corresse rapidamente. Embora a razão do incêndio permaneça desconhecida, uma fonte indica que o foco pode ter começado em uma área de equipamentos de som.

O incidente ocorre em um momento de alta segurança e atenção na capital paraense. A segurança no perímetro da COP já havia sido reforçada após um alerta da própria ONU sobre vulnerabilidades na estrutura e no controle de acesso à Zona Azul.

Na semana passada, a Organização das Nações Unidas enviou uma carta com duras críticas à segurança e infraestrutura da COP30 ao governo brasileiro. A reclamação foi motivada por uma tentativa de invasão da Zona Azul por manifestantes de um movimento indígena. O secretário da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) – braço de clima da ONU, Simon Stiell, também citou na carta problemas como a falta de ar-condicionado e vazamentos de água em alguns locais das negociações.

O esquema de segurança da COP30 envolve um forte esquema de policiamento que conta com o Exército, a Força Nacional de Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros, que lançou a “Operação COP30” com mais de mil militares para garantir a prevenção de acidentes.

A capital paraense tem registrado outros focos de incêndio recentemente. Em 10 de novembro, um incêndio atingiu uma área de armazenamento de materiais de construção perto do Aeroporto Internacional de Belém. Além disso, um ônibus e um carro de passeio pegaram fogo em uma avenida próxima a um parque recém-inaugurado para a COP30, em outubro.

Veja vídeos

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 3 =