Com o objetivo de aprimorar mecanismos de incentivo fiscal por meio da assessoria aos empreendedores sociais locais para elaborar e captar recursos para projetos incentivados, a Igapó – Projetos Incentivados da Amazônia, rede criada em 2022 com o objetivo de impactar radicalmente o cenário de investimento social incentivado na Amazônia Legal, irá promover o 1º Edital de Aceleração de Proponentes para Incentivo Fiscal.
Com apoio do espaço Casarão de Ideias, organização cultural referência no Amazonas, o edital é uma oportunidade para pessoas físicas, organizações sociais (pessoas jurídicas sem fins lucrativos) e empresas (pessoas jurídicas com fins lucrativos) que já utilizam incentivos fiscais ou que desejam começar a usar, para receber assessoria no processo de elaboração e captação de recursos. Trata-se de uma oportunidade para fortalecer indivíduos e organizações para gerar impacto social no território da Amazônia Legal.
Os interessados podem ser inscrever até o dia 20 de junho no site www.redeigapo.prosas.com.br. “Nós, enquanto organização cultural, sabemos da necessidade de iniciativas como essas que buscam aprimorar os mecanismos já utilizados por nós para captarmos recursos no âmbito federal. Então, estamos muito felizes de fazer parte desse edital que promete fazer a diferença na vida de diversas pessoas dentro da Amazônia Legal”, comenta João Fernandes, diretor do Casarão de Ideias.
Conforme a Igapó, a Amazônia Legal representa apenas 3% dos projetos aprovados na Lei Rouanet e o território recebeu apenas 2% de todo investimento na lei. São R$ 890 milhões que deixaram de ser investidos nos últimos 5 anos. Apenas SEIS dos 100 maiores investidores em Leis de Incentivo destinaram recursos para a região em 2021. “E esse cenário precisa mudar urgentemente. Precisamos que os fazedores de cultura dessa região tenham o devido reconhecimento e espaço como os demais”, declara Fernandes.
Os interessados em participar terão suas propostas analisadas de 20 a 28 de junho, e no dia 29 será feito ao anúncio dos aprovados. Já a capacitação ocorrerá de 5 a 8 de julho e no dia 15 será feita a elaboração de projetos e a captação de recursos. Ainda no site da inscrição, é possível encontrar toda a documentação necessária bem como o regulamento.