Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

G20 debate o futuro do Turismo

Sob a presidência do ministro do Turismo brasileiro o encontro reuniu líderes mundiais do turismo que debateram parcerias entre governos e iniciativa privada


O Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, participou de jantar ministerial realizado por ocasião da cerimônia de abertura do G20 Turismo, no dia 20 de setembro, em Belém, no Pará. Sob a presidência do ministro do Turismo brasileiro, Celso Sabino, o encontro reuniu líderes mundiais do turismo que debateram parcerias entre governos e iniciativa privada para o desenvolvimento socioeconômico do setor, responsável por mais de 11% do PIB global.

divulgacao-cnc-3-2

Foto: Divulgação

Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, o encontro apontou caminhos para o desenvolvimento do setor. “O G20 Turismo representa um passo fundamental para fortalecer ainda mais o turismo no cenário mundial com foco em sustentabilidade, qualificação profissional e formas de financiamento público-privado”, afirmou Tadros.

Declaração de Belém

Marcando o encerramento da presidência brasileira do G20 Turismo, ministros e representantes dos 20 países membros e convidados, se reuniram entre os dias 19 e 21 de setembro, em Belém, para debater temas estratégicos do setor, que culminaram na assinatura da “Declaração de Belém”.

O documento estabelece premissas para o desenvolvimento turístico mundial com protagonismo à sustentabilidade; à qualificação profissional e ao investimento em infraestrutura. Além de propor uma abordagem colaborativa entre governos, setor privado e comunidades locais para impulsionar a atividade turística de forma responsável e resiliente, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili destacou a importância do documento construído pelo Grupo de Trabalho do G20 Turismo ao longo de 2024.

“A presidência brasileira do G20 está de parabéns. Tenho certeza de que as propostas vão levar o turismo mundial para um novo cenário, incluindo um maior compartilhamento das melhores práticas do setor no mundo”.

divulgacao-cnc-2-3

Foto: Divulgação

“Fizemos um belo trabalho, com muito esforço, capacidade técnica, cooperação e que entrega não só ao G20, mas também ao mundo uma proposta de modelo de desenvolvimento econômico aliado ao turismo, que irá trazer mais oportunidades, mais cooperação, mais amizade e, sobretudo, mais sustentabilidade”, acredita o ministro Celso Sabino.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 6 =