Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Fósseis de 100 milhões de anos encontrados no Maranhão

Informação foi divulgada pelo pesquisador responsável pela análise dos ossos do animal, que foram encontrados na obra de uma ferrovia, em 2021


Três anos após o achado de ossos bem preservados de um dinossauro em Davinópolis, no Sudoeste do Maranhão, os pesquisadores já puderam concluir que se trata de uma espécie ainda desconhecida pela ciência, que possui cerca de 100 milhões de anos.

achado-paleontologico-brado-6

Foto: Divulgação/Brado

A análise dos fósseis está sendo coordenada pelo paleontólogo Elver Luiz Mayer, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

“Esses fósseis representam um dinossauro, espécie distinta, do grupo dos saurópodes, e que verificamos que se trata realmente de uma espécie nova”, declarou o pesquisador.

O saurópode é um tipo de titanossauro caracterizado por ter pescoço longo, cabeça pequena, e ser herbívoro. Alguns podiam atingir até oito metros de altura, 20 metros de comprimento e pesar 40 toneladas. No caso do dinossauro de Davinópolis, a estimativa é de 18 metros de comprimento.

“O processo de análise dos fósseis envolveu, primeiramente, uma etapa para determinar quais partes do corpo do animal estavam efetivamente representadas. A partir disso, podemos fazer comparações entre o dinossauro do Maranhão e outros dinossauros já descritos na literatura científica em um período correlato, em torno de 100 milhões de anos”, afirmou Elver.

Além de finalizar a pesquisa, o próximo passo é preparar os fósseis para devolvê-los ao Maranhão, onde deverão ser expostos no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia, em São Luís.

O achado do dinossauro de Davinópolis aconteceu em abril de 2021, após a primeira escavação, durante a construção de uma ferrovia realizada por uma empresa privada. Já a retirada dos fósseis aconteceu no mês de junho daquele ano.

Os funcionários da ferrovia entraram em contato com pesquisadores. O professor e paleontólogo Elver Luiz Mayer foi quem enviou equipes ao local. Na região, foram encontrados um fêmur de mais de 1,5 metro, patas, costelas, além de vértebras do animal.

Todos os ossos encontrados em Davinópolis foram encaminhados inicialmente para a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Univesspa), e desde então são analisados pelas equipes do professor Elver Luiz.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 8 =