Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Empreendedores amazonenses representam o estado na Expo Favela Innovation em São Paulo

Representantes concorrem ao prêmio nacional de inovação da favela e participam de uma imersão com investidores, mentores e potenciais parceiros


Os cinco empreendedores finalistas da Expo Favela Innovation Amazonas estão em São Paulo participando da Expo Favela Brasil, realizada neste fim de semana, onde concorrem à grande final nacional do maior evento de inovação e empreendedorismo das favelas do país. A participação marca um momento histórico para o ecossistema de inovação do Norte, que continua rompendo fronteiras e levando a criatividade amazônica para além do estado e agora, em potencial, para fora do Brasil.

img-20251130-wa0041

Foto: Cufa Amazonas/Enviada pela Assessoria de imprensa

A etapa estadual reuniu 50 empreendedores locais, que apresentaram negócios com propósito, impacto social e forte conexão com suas comunidades. Após uma curadoria rigorosa, cinco projetos foram selecionados para representar o Amazonas no palco nacional.

Entre eles está o Nacib, iniciativa liderada por Dinalva Campos que destaca o empreendedorismo afetivo e a valorização das artes indígenas. Segundo Dinalva Campos, idealizadora do Nacib, essa é uma oportunidade de visibilidade inédita para os povos originários.

“Estamos muitíssimo felizes em participar e sermos privilegiados em ser top cinco, principalmente pela oportunidade de mostrar nossas voz, nossa cultura através das artes indígenas”, destaca a empreendedora.

img-20251130-wa0037

Foto: Cufa Amazonas/Enviada pela Assessoria de imprensa

Também finalista, a marca Equilíbrio Aromas conquistou o público com produtos focados em bem-estar e autocuidado a partir de elementos naturais, são fragrâncias autorais que celebram a biodiversidade amazônica com destaque para perfumes capilares. Já o Fala Comigo – Aparelho Auditivo Bucal se destacou como uma solução inovadora e acessível para inclusão de pessoas com deficiência auditiva.

Completam a lista o Green Spot, voltado à sustentabilidade e à economia verde através da alimentação amazônica, o negócio cria produtos artesanais gastronômicos a partir de insumos da floresta e o Reciprolab Colaborativa, projeto que fortalece redes de tecnologia e colaboração para transformar realidades periféricas. Ambos representam a força da inovação social surgida nas comunidades amazonenses e reforçam o protagonismo de empreendedores que unem impacto, tecnologia e desenvolvimento.

“Participar da Expo Favela Brasil é a prova de que a inovação que nasce nas periferias tem potência para transformar o país. O Green Spot e o Reciprolab mostram que sustentabilidade, tecnologia e impacto social caminham juntos”, destaca Igor Rodrigues, idealizador do projeto.

 

img-20251130-wa0040

Foto: Cufa Amazonas/Enviada pela Assessoria de imprensa

 

A curadoria dos empreendedores no Amazonas foi liderada por Marta Lopes, que também acompanha o grupo em São Paulo como responsável e mentora técnica durante todo o processo nacional.

“Ver a Expo Favela acontecer aqui no Amazonas e acompanhar de perto o brilho nos olhos de cada empreendedor foi algo que me marcou profundamente. Estar agora com eles na etapa nacional mostra o quanto a potência nortista está pronta para romper fronteiras. Cinco seguem para a disputa, mas todos ganham com visibilidade, conexões e oportunidades reais de expandir seus negócios.”

Para Alexey Ribeiro, presidente da CUFA Amazonas, a presença do estado na Expo Favela Brasil representa muito mais do que competir: é sobre posicionar o Norte como referência global em criatividade e impacto social.

“A favela amazônica sempre produziu soluções potentes. Hoje, esses empreendedores não estão apenas representando o Amazonas, estão mostrando ao Brasil e ao mundo que nossa região é fonte de inovação, tecnologia, cultura e força comunitária. Essa é a chance de levar a Amazônia muito além das nossas fronteiras.”

Rumo à grande final

Os cinco finalistas seguem na disputa pela grande final da Expo Favela Brasil, onde terão a oportunidade de apresentar seus projetos para investidores, instituições e grandes nomes do ecossistema de inovação do país. Mesmo antes do resultado, a presença amazonense já marca um avanço importante na visibilidade dos talentos periféricos do Norte. A Expo Favela segue até este domingo, em São Paulo.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 1 =