O governador Wilson Lima apresentou as ações do Amazonas para o enfrentamento do novo coronavírus, nesta quinta-feira (11/03), durante audiência virtual da Comissão Temporária do Senado criada para acompanhar as ações contra a Covid-19 (CTCovid19). No encontro, o governador destacou que as ações do Estado buscam estabelecer um equilíbrio entre a capacidade de atendimento na rede de saúde e a atividade econômica.

(Foto: Diego Peres/Secom)
Para a audiência, presidida pelo senador Confúcio Moura (MDB), também foram convidados os governadores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia e Distrito Federal. Na ocasião, foram abordadas, ainda, as dificuldades encontradas por estados no enfrentamento da pandemia com o colapso do sistema de saúde e a vacinação contra a Covid-19.
“Trabalhamos para encontrar o equilíbrio da ampliação da nossa rede hospitalar e da flexibilização para manter o mínimo de atividade econômica em funcionamento. É importante levar em consideração esse tripé da saúde, economia e social, para que haja um trabalho de proteção da vida”, defendeu o governador, ao lembrar que o Amazonas não chegou a adotar o fechamento total do estado, o chamado lockdown.
Medidas restritivas
Wilson Lima explicou que o Estado está em processo de retorno das atividades econômicas e lembrou que, no auge do segundo pico da pandemia, manteve serviços essenciais como supermercados, farmácias e outros para atender a população.
Apesar de desagradarem uma parcela da sociedade, as medidas restritivas de circulação de pessoas têm apresentado resultados significativos para frear a transmissão do vírus e para evitar a ocupação dos hospitais com outras causas, como vítimas de acidentes de trânsito e agressões.

(Foto: Diego Peres/Secom)
A transparência tem marcado todas as ações. O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Governo do Amazonas mantém diálogo permanente com representantes de diversos setores econômicos, além de se reunir semanalmente com representantes dos demais poderes e órgãos de controle.
Na audiência, o governador também apresentou números da pandemia no Amazonas. “Fomos o primeiro estado a atingir um nível muito agudo de casos da Covid-19. Nós temos algo em torno de 11 mil óbitos. Setenta por cento das pessoas acima de 60 anos estão morrendo, por isso a necessidade de haver urgência em imunizar esse grupo e aquelas pessoas com comorbidades”, disse Wilson Lima.
Com os avanços na rede de saúde e na redução da taxa de transmissão, o Estado começa a sair da fase mais crítica deste segundo pico da pandemia. A taxa de transmissão no Amazonas, que chegou a 1,3, a maior entre os estados do país, agora está na ordem de 0,87, o que significa que cada cem pessoas contaminadas transmitem para outras 87.


















