Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Corpo do cartunista Jaguar será velado hoje no Rio

Jaguar foi um dos criadores do jornal O Pasquim, em 1969, que tinha conteúdo crítico à ditadura militar no Brasil


O corpo do cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o Jaguar, de 93 anos, será velado a partir das 12h desta segunda-feira (25) na capela celestial do Memorial do Carmo, na Zona Portuária. A cremação será às 15h, em cerimônia restrita a familiares e amigos próximos.

captura_de_tela_2025-08-24_as_16-05-55

Foto: ABI/Agência Brasil

Jaguar morreu neste domingo (24) no Rio de Janeiro. O cartunista estava internado no hospital Copa D’Or, com infecção respiratória, que evoluiu para complicações renais. Ainda segundo a unidade de saúde, nos últimos dias, ele estava sob cuidados paliativos. As informações são do G1.

Trajetória

Jaguar nasceu em 29 de fevereiro de 1932 no Rio de Janeiro, passou sua infância e parte da adolescência entre as cidades de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e Santos, em São Paulo.

De volta ao Rio, o cartunista começou a carreira desenhando na revista Manchete em 1952, aos 20 anos. Nos anos 1960, assumiu o pseudônimo de Jaguar, após sugestão do colega desenhista Borjalo.

O cartunista foi um dos criadores do jornal satírico O Pasquim, em 1969, com conteúdo crítico à ditadura militar vigente no Brasil.

Lançou um de seus personagens mais conhecidos, o ratinho Sig, que também foi mascote do Pasquim.

O cartunista foi preso durante a ditadura militar, após publicar uma charge em que fazia uma montagem do quadro “Independência ou morte“, em que Jaguar colocou a frase “Eu quero é mocotó” em um balão de diálogo.

Durante sua carreira, Jaguar trabalhou com nomes como Ziraldo, Millôr Fernandes, Henfil e outros mestres das artes gráficas. Outras contribuições do artista foram para as revistas: Senhor, Civilização Brasileira, Pif-Paf e jornais como A Última Hora, Tribuna da Imprensa e O Dia.

Jaguar permaneceu em atividade até os dias atuais com seu humor ácido e críticas.

captura_de_tela_2025-08-24_as_16-04-30

Charge de Jaguar (Acervo/ABI)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − dez =