Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Coletivos do Amapá e de São Paulo apresentam espetáculo no Teatro da Instalação


Uma parceria dos coletivos Frêmito Teatro (AP) e Agrupamento Cynétiko (SP) traz para Manaus o espetáculo “Lugar da Chuva”, que faz uma viagem poética e política pela Amazônia amapaense. A montagem será apresentada nesta quinta-feira (22/08), às 19h, no Teatro da Instalação. O evento é realizado com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e a entrada é gratuita.

O grupo também oferecerá a oficina de teatro “O Ator Fluvial”, na sexta-feira (23/08), das 13h às 17h, no Centro Cultural Usina Chaminé (avenida Manaus Moderna, s/nº, Centro, zona sul). As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no local, 30 minutos antes do início da oficina. As vagas são limitadas a 30 pessoas. Classificação indicativa: 14 anos.

Logo no início da peça, os atores Raphael Brito e Wellington Dias abrem mão da chamada “quarta parede” – a separação entre palco e plateia – para recepcionar o público e convidá-lo a adentrar num barco imaginário, por onde a viagem se inicia. A partir daí, numa espécie de jogo narrativo, onde não há personagens fixos, eles vão conduzindo a imaginação do espectador por diversos locais reais e fictícios do Amapá.

Entre os locais reais que o roteiro do espetáculo navega estão a Fortaleza de São José, marco colonial da cidade, a Ilha de Santana, com sua floresta de samaúmas, e o bairro do Araxá, com suas palafitas urbanas, ambientes que se tornaram alguns dos cenários por onde a dramaturgia da peça navega.

O texto escrito por Ave Terrena, levantado a partir da sua vivência na cidade, é definido pela autora como uma “dramaturgia cartográfica”, onde cada cena é uma ilha independente, mas que está em composição com o todo, apostando numa ousada mistura de fluxo narrativo e poético nas falas.

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =