Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

‘CNH na Escola’ representa oportunidade para estudantes de baixa renda

Estudantes terão aulas de legislação de trânsito com uma carga horária maior que nas autoescolas


O Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) deu início, nesta semana, ao projeto “CNH na Escola”, que integra o programa “Detran Cidadão”. A iniciativa facilitará o acesso dos estudantes da rede estadual às aulas de Legislação de Trânsito, uma das etapas obrigatórias para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ao mesmo tempo em que proporcionará economia de R$ 500.

O projeto é uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e começa por cinco unidades da capital. A iniciativa conta com carga horária maior que as apresentadas nas autoescolas e é voltada aos alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A aula inaugural do “CNH na Escola” ocorreu, nesta segunda-feira (21/03), com estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, zona oeste de Manaus.

(Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM)

“Este é um sonho do governador Wilson Lima, é um projeto para o futuro, uma iniciativa que vai facilitar o acesso ao mercado de trabalho, pois vai oportunizar aos estudantes a formação da primeira etapa do processo da habilitação sem qualquer custo aos alunos”, disse Kuka Chaves, secretária de Estado de Educação e Desporto.

Contraturno 

As aulas do projeto “CNH na Escola” acontecerão durante o contraturno. Ao final, o aluno, se já tiver 18 anos e concluído o programa, poderá procurar o Detran-AM para realizar a prova teórica. Caso aprovado, ele está apto a se matricular em uma autoescola para realizar a parte prática de direção do curso de formação de condutor.

‘Educar para o Trânsito’ 

Além do “CNH na Escola”, o Detran e a Secretaria de Educação vão implantar, nas escolas estaduais de Ensino Fundamental selecionadas, o projeto “Educar para o Trânsito”. Os temas de educação de trânsito serão abordados dentro das disciplinas já ministradas. O Detran-AM vai capacitar professores da rede estadual para ministrar esse conteúdo.

Cinco escolas participam do projeto, também de forma piloto. São elas: as escolas estaduais Irmã Gabrielle Cogels, no bairro Puraquequara; Áurea Braga, no Gilberto Mestrinho; Antônio Maurity, no Coroado; e Manuel Rodrigues, no Armando Mendes; além do Ceti Elisa Bessa, no Jorge Teixeira. Todas as unidades ficam situadas na zona leste de Manaus.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 1 =