Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Casa Ninja promove encontro com Guardiões da Amazônia

A inscrição para o encontro poderá ser realizada no site e a atividade será transmitida ao vivo nas redes da Casa NINJA Amazônia, Mídia NINJA e parceiro


A Casa NINJA Amazônia realiza, no próximo dia 24 de fevereiro, o encontro Guardiões da Amazônia, um diálogo com quem vive a realidade e as adversidades da região no dia a dia. A vivência com os Guardiões da Amazônia, que ocorre a partir das 19 horas (horário de Brasília), vai propiciar uma experiência de escuta, empatia e conhecimento sobre a defesa da nossa sociobiodiversidade.

Quem se inscrever para o encontro poderá ouvir relatos da liderança indígena do povo do povo Munduruku, médio rio Tapajós, município de Itaituba, Alessandra Munduruku; da defensora dos direitos humanos, de Marabá, no Pará, Claudelice Silva dos Santos e do agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do município de Boca do Acre, no Amazonas, Cosme Capistano.

(Foto: Divulgação)

Alessandra Munduruku foi coordenadora da Associação Indígena Pariri (Munduruku do Médio Tapajós) entre 2016 e 2019, e atualmente é vice-coordenadora da mesma organização, e da Federação dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA). Ela participa ainda da Associação das Mulheres Munduruku Wakoborun. Nos últimos anos, tornou-se uma mulher indígena de projeção nacional e internacional, tendo recebido, em 2020, os prêmios Robert F. Kennedy de Direitos Humanos.

Já a ativista ambiental e estudante de Direito, Claudelice Santos é fundadora do Instituto Zé Cláudio e Maria,  organização que leva o nome de seu irmão e cunhada assassinados em 2011 por defenderem a floresta e os direitos humanos no interior do Pará.

O agente da CPT Cosme Capistano, por sua vez, tem sido vítima de ameaças de morte desde 2009. Ele luta contra a grilagem e o avanço da fronteira agrícola no Sul do Amazonas, região de muitos conflitos fundiários. Em 2015, fez o pedido para entrar no Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, para salvaguardar a própria vida.

A inscrição para o encontro poderá ser realizada no site e a atividade será transmitida ao vivo nas redes da Casa NINJA Amazônia, Mídia NINJA e parceiros.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =