Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

A tríade vermelha: David, Edilson e Sebastião

Eles se juntaram para a alegria do Boi do Povão


O levantador de toadas David Assayag, e um grande interprete do Festival Folclórico de Parintins, retorna ao seu berço original, a Baixa do São José. O “Rei David” assinou contrato com a Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido  para o triênio 2021-2022-2023 e volta ao “Boi do Povão”, após um hiato de uma década longe dos palcos encarnados, para defender o item n° 2  do boi vermelho e branco. Emocionado, o intérprete disse que retorna ao Boi da sua infância e onde ele, como  artista, foi moldado. “Retorno ao boi onde brinquei quando criança e ao terreiro onde me formei cantor. Onde nasceu o artista”, afirma.

David Assayag em uma apresentação no boi Vermelho

O levantador também pediu desculpas aos torcedores encarnados por ruídos passados. “Errei quando não musiquei a concórdia. Mas, após tanto tempo, não cabe procurar erros ou acertos. Procurar culpados ou exumar vítimas. O que passou, passou. O meu canto, somado à poesia vermelha e branca, é a anistia em melodia que pretendo oferecer como pacto de união neste reencontro com a Baixa do São José e a Nação encarnada”, concluiu ao agradecer a confiança  do presidente António Andrade, que validou sua volta ao Garantido. “Prometo um recomeço sem igual”, conclui. O presidente do Boi Garantido, Antonio Andrade, avalia que  David está voltando para casa, sendo muito bem vindo. “A vinda dele fortalece o bloco musical do Garantido  com toda certeza. Estamos montando o melhor time”, destaca.
Baixa apóia o Rei
O compositor Tadeu Garcia é enfático sobre a questão. “A volta do David é a revelação do Boi autêntico. É a mostra da nossa verdadeira identidade. É o retorno da compreensão completa da toada enquanto palavras musicadas”, avalia.
Seguindo na mesma linha de raciocínio, o compositor Paulinho Du Sagrado, aposta que a volta do intérprete significa o reencontro de David com a sua própria história artística. “É a restituição estética das entonações nas anuências da interpretação. Significa que a nossa tessitura musical está de volta”, assegura.
“David Assayag é a voz do Boi Garantido. Sempre registrei que sua saída foi a maior perda da história do nosso boi. É o melhor levantador de toadas, e ainda tem muito a contribuir com o vermelho e branco. Estou feliz com o retorno dele, e o Garantido só tem a ganhar”, comemora  o ex-apresentador Paulinho Faria, completando que sempre se emociona ao ouvir a toada “Boi de Pano” na voz do levantador. “Não porque é uma toada do meu último ano, mas é pela emoção que David transmite interpretando essa toada. Parabéns diretoria, parabéns a todos nós, que teremos outra vez a melhor voz da Amazônia”, conclui.
O produtor musical Sidney Rezende fala da felicidade em trabalhar com a voz que considera a melhor do Amazonas. “Fico muito feliz e darei o melhor de mim. Só tenho a parabenizar a diretoria”, enfatiza. Para João Paulo Faria, Pai Francisco do Garantido, é uma alegria imensa poder fazer parte desse acontecimento. “Sem dúvidas, uma reparação histórica. O retorno do menino que morava na frente do Curralzinho da Baixa e hoje, tendo se tornado um patrimônio cultural vivo do nosso Estado, retorna ao seu Boi de infância”, diz.
Time reforçado
Com a proposta de fortalecer o bloco musical, o boi Garantido confirma a assinatura, nesta segunda-feira (26), dos contratos com os levantadores de toada, Sebastião Júnior e Edilson Santana para os próximos três anos. Edilson Santana, que assinou contrato, em Manaus, destaca a gratidão pela confiança em seu trabalho. O levantador lembra que foi na primeira gestão do presidente Antônio Andrade, que tornou-se levantador substituto e, logo em seguida, Amo do Boi. “Com Antônio Andrade e Ida Silva a frente do Boi do Povão, não tenho dúvidas que o Garantido ganhará novamente a evidência e destaque que merece. Quero dizer à Nação vermelha e branca, que farei o possível para contribuir de forma grandiosa com o Boi da Baixa do São José”, afirma o intérprete encarnado.

Edilson Santana agora, também no Garantido

O levantador Sebastião Júnior continua no “Boi do Povão”. Ele assinou contrato, também na tarde desta segunda-feira, na Cidade Garantido, em Parintins, e permanece no time da Baixa do São José. “Tenho certeza que o projeto será grandioso e estamos juntos pela vitória do boi Garantido. Firmo contrato por mais três anos e ninguém se arrependerá desse trio formado e traremos o troféu para Baixa do São José”, disse Sebastião.

Sebastião Junior permanece no boi do Coração

O presidente Antonio Andrade comemora as contratações e afirma que o Garantido vive um momento especial de sua história. Destaca que a tríade encarnada composta por David, Sebastião e Edilson fará história no Festival Folclórico de Parintins e mostrará o porquê o Garantido é o campeão de Parintins. “Temos as três maiores vozes do Norte do país em nosso time, sendo motivo de orgulho. Reconheço o talento, competência e potencial de cada um deles. Os três serão devidamente valorizados e respeitados. Entraremos em 2021 na arena do bumbódromo apresentando um boi forte, robusto, tradicional e campeão”, assegura o mandatário encarnado.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 2 =