O governador Wilson Lima participou da abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF), nesta segunda-feira (31/05). O BIF é o maior evento de investimentos estrangeiros da América Latina para o Brasil e, neste ano, acontece de forma virtual. Segundo o governador, é importante que os investidores estrangeiros conheçam os potenciais do Amazonas, uma economia que alinha preservação ao desenvolvimento sustentável.

(Foto: Divulgação)
O evento é organizado pela Apex-Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo Federal. A abertura contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro. O estado do Amazonas terá um estande próprio para apresentar os projetos de investimento desenvolvidos e dialogar com investidores potenciais.
Em um vídeo que será exibido durante o Fórum de Investimentos Brasil 2021, Wilson Lima destaca que o Amazonas é o maior estado em extensão territorial do país e com maior extensão de floresta contínua do planeta, com 97% de área preservada. São mais de 1,5 milhão de metros quadrados em extensão com mais de 4 milhões de habitantes e a maior reserva de água doce do planeta.
Wilson Lima ressalta, ainda, o projeto Amacro, selecionado para encabeçar o portfólio de projetos de atração de investimentos do Amazonas. Com apoio do Governo Federal, o Amacro pretende criar uma zona de desenvolvimento sustentável compreendendo o sul do Amazonas, o leste do Acre e o noroeste de Rondônia. Abrange 32 municípios, um total de 465,8 mil km² e população estimada em aproximadamente 1,7 milhão de pessoas.
Na feira, será destacado o projeto Humaitá Zagaia, que está em implantação e tem por objetivo a formação de um grande complexo agroindustrial incentivando a produção de grãos como insumo para a fabricação de ração, fomento à piscicultura, avicultura, suinocultura, e atração de frigoríficos.
O projeto abrange ainda a infraestrutura necessária, com silos de armazenagem, geração de energia solar fotovoltaica, capacitação e qualificação de pessoas. O Zagaia prevê o investimento privado da ordem de R$460 milhões, com geração de 12 mil empregos diretos e indiretos.


















