O prazo de inscrição para artistas, produtores e fazedores de cultura da capital e entorno está chegando ao fim. Até o dia 19 de setembro, no primeiro Edital Macro da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab-Manaus) para os diversos segmentos artísticos.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), gestor do Fundo Municipal de Cultura (FMC), lançou o primeiro edital no dia 30/8. O link foi disponibilizado para cadastro, inscrição e acesso ao edital pelo site do Conselho: https://concultura.manaus.am.gov.br/pnab-manaus, na Plataforma Prosas, indicado no edital.
O presidente em exercício do Concultura, Carlos Guedelha, alerta os fazedores de cultura para atentarem aos prazos devido ao tempo de avaliação das propostas e a data limite para o pagamento dos contemplados até o final de dezembro de 2024. Ele destaca que esta é uma grande oportunidade para artistas, produtores e fazedores de cultura, com a geração de emprego e renda da economia popular, que nesta primeira etapa beneficiará 188 propostas de projetos.
Inscrições
O período de inscrição iniciou em 31 de agosto às 8h, e encerra no dia 19 de setembro, às 16h (horário de Manaus). Vale ressaltar que quem ainda não fez o cadastro prévio poderá fazê-lo até dois dias antes do final da inscrição.
Editais
Este é o primeiro dos vários editais da Pnab-Manaus que serão lançados pelo Concultura. O intuito deste primeiro Edital Macro, com nove segmentos artísticos, é a seleção de propostas de projetos culturais que vão receber apoio financeiro nas categorias descritas no Anexo I.
O valor total disponibilizado para esse edital é de R$ 4,7 milhões, dividido entre as categorias descritas, com o objetivo de incentivar as diversas formas de manifestações culturais do município de Manaus.
Pnab
A Lei nº 14.399/2022 institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), baseada na parceria da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios com a sociedade civil no setor da cultura, bem como no respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura no Brasil.
Não será aceita nenhuma inscrição protocolada no Fundo Municipal de Cultura ou enviada por via postal.