Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

TRE-AM e UMES promovem alistamento eleitoral de jovens no projeto “Se Liga, 16!”

A iniciativa visa fortalecer a democracia e incentivar a participação política de estudantes da rede pública de Manaus


O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), participa do projeto “Se liga, 16!”. A iniciativa da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), tem o objetivo de promover o alistamento eleitoral dos estudantes da rede pública de Manaus. Nesta terça-feira (23), mais de 35 alunos da Escola Estadual Profª Sebastiana Braga realizaram a emissão do 1º Título de Eleitor.

img-20250923-wa0021

Fotos: Ascom/TRE-AM

O servidor do TRE-AM, Efraim Félix, responsável pela Central de Atendimento ao Eleitor, destacou que o tribunal tem recebido com bastante entusiasmo essa parceria junto à UMES.

“Com esse projeto, o TRE-AM trabalha em busca de fortalecer a democracia e também sua relação com a sociedade. Estamos recebendo essa parceria com bastante entusiasmo, para conscientizar e incentivar a formação de pensamento crítico nesses jovens”, enfatizou o servidor.

Ele complementou ressaltando os desdobramentos positivos da ação. “Essa parceria tem se mostrado muito produtiva e, com certeza, trará outros reflexos além da própria documentação, como o fortalecimento da democracia, do pensamento crítico desses jovens e o incentivo à participação social na vida adulta”.

img-20250923-wa0022

Fotos: Ascom/TRE-AM

Como contribuição à iniciativa, a direção da escola reforçou a importância de aproximar os jovens da vida política ainda durante o ensino médio.

“A vida política começa pelo voto. O projeto ‘Se Liga, 16!’ é interessante porque não termina com a emissão do título; ele continua com ações educativas que fortalecem a cidadania. A presença do TRE-AM na escola foi enriquecedora, ajudando a esclarecer os direitos e deveres dos futuros eleitores”, afirmou o diretor Josemar de Oliveira.

O presidente da UMES, Gabriel Medeiros, explicou a origem e a importância do projeto. “O voto aos 16 anos foi uma conquista do movimento estudantil, fruto de muita luta e mobilização da população. Transformar esse projeto em realidade é fundamental para nossa organização e para os estudantes. A meta é atender cerca de 35 escolas, entre capital e região metropolitana”, destacou.

img-20250923-wa0020

Fotos: Ascom/TRE-AM

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − sete =