O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) sediará, até esta quarta-feira (23), o 1º Encontro Nacional
da Primeira Infâncias (ENAPI), cujo objetivo é o fortalecimento de iniciativas sobre a primeira infância nos Tribunais de Contas, com ênfase na região Norte, discutindo políticas públicas para crianças de zero a seis anos.
Para a conselheira Yara Amazônia Lins, Presidente do TCE-AM e presente no 1º dia do encontro, “a criança é muito sensível. A primeira infância é responsável por tudo que a pessoa vai se tornar. É com grande satisfação que venho na presidência sediar esse evento”.
Promovido em parceria com o Instituto Ruy Barbosa (IRB) e outras entidades, o ENAPI contará com palestras, debates e a presença de profissionais de áreas diversas. O conselheiro Edilberto Pontes, presidente do IRB, demonstrou satisfação pela abordagem do tema.
“Que bom que esse tema ingressou na agenda dos tribunais de contas. O fato da primeira infância ser prioridade absoluta já é previsto na constituição, uma sociedade que quer ser próspera precisa focar no tema. Essa energia ao redor do tema é crucial para o desenvolvimento do país”, afirmou o conselheiro.
Além dos presidentes do TCE-AM e do IRB, estiveram presentes no 1º dia do ENAPI o Conselheiro Edilson de Sousa, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Edson José Ferrari, presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB, conselheiro Júlio Pinheiro, corregedor-geral da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas, e do conselheiro Josué Neto, corregedor-geral da Corte de Contas.