As Salas do Empreendedor, presentes em 49 municípios do Amazonas, atenderam até momento mais de 37 mil empreendedores em 2024. Esses espaços ofereceram suporte essencial a micro e pequenos empreendedores, garantindo acesso a serviços de formalização, capacitação e orientação ao crédito da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM).
Criadas pelas prefeituras e com o apoio do SEBRAE-AM, as Salas do Empreendedor funcionam como um ponto de referência para quem deseja abrir, regularizar ou fortalecer seu negócio. O coordenador estadual das Salas do Empreendedor, Marcelo Souza, acredita que as Salas transformam a realidade econômica dos territórios atendidos.
“As Salas do Empreendedor desempenham um papel essencial nos municípios do Amazonas, pois democratizam o acesso a serviços que antes estavam centralizados nas capitais ou grandes centros. Elas promovem a formalização de negócios, capacitam empreendedores e possibilitam o acesso ao crédito, gerando emprego e renda. Isso transforma a realidade econômica dos municípios atendidas”, afirma o coordenador.
Adesão para operação do crédito AFEAM – Uma das ações de fortalecimento da Salas deste ano foi a implementação dos processos de crédito AFEAM nas Salas do Empreendedor de Benjamin Constant, Manaquiri, Manicoré e Parintins, como parte de um projeto-piloto. Em apenas dois meses, a iniciativa movimentou R$ 1,6 milhão, atendendo pequenos empreendedores que enfrentavam dificuldades para acessar financiamentos.
O SEBRAE-AM iniciou nesta semana, por meio de adesão voluntária, o mapeamento para expandir o projeto em 2025. As Salas interessadas receberão treinamentos e credenciamento para operar o sistema de crédito da AFEAM, além de suporte técnico.
Capacitação de agentes – Para garantir a excelência nos atendimentos, o SEBRAE-AM capacitou 88 Agentes de Desenvolvimento do estado. O treinamento abordou a diversificação no atendimento aos empreendedores até o funcionamento do sistema de crédito da AFEAM, promovendo a padronização e a melhoria dos serviços prestados.
Segundo o coordenador das Salas, a estratégia de capacitação regional tem sido essencial para superar os desafios logísticos no Amazonas, garantindo que as Salas do Empreendedor mantenham o alto nível de atendimento em todas as regiões.