Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Programa “RespirAR” oferece tratamento gratuito para pacientes ex-Covid-19

O tratamento oferece sessões de fisioterapia pulmonar para tratar possíveis sequela


Com o objetivo de tratar as sequelas deixadas pela Covid-19 em pacientes já recuperados da doença, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), junto ao Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), lança o programa “RespirAR”, que oferecerá sessões de fisioterapia pulmonar gratuitamente a população.

As sessões serão realizadas no Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), localizado na Vila Olímpica de Manaus, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, com atendimentos realizados nos períodos matutino, das 8h às 11h, e no vespertino, das 14h às 17h. Em média serão oferecidas dez sessões para cada paciente.

(Foto: Lucas Silva/Secom)

Inicialmente, a expectativa é atender 23 pacientes que ainda se encontram com problemas respiratórios em decorrência da contaminação do Coronavírus. Os primeiros atendimentos, por meio do programa, tiveram início na última quinta-feira (25/02). Durante a sessão é feita uma avaliação preliminar no paciente, em seguida são realizados exercícios específicos, com a saturação de oxigênio no sangue sempre monitorada durante as atividades.

De acordo com o diretor-técnico da Faar, Edson Marques, o programa nasceu após ser detectada a necessidade dessa complementação no tratamento dos pacientes, especialmente os que haviam retornado de outros estados, após as transferências feitas pelo Plano Estadual de Contingência para o enfrentamento da Covid-19. Ele enfatiza ainda que uma equipe qualificada de fisioterapeutas está à disposição da população para tratar caso a caso, com suas respectivas particularidades.

(Foto: Lucas Silva/Secom)

A seleção dos pacientes para o programa RespirAR é realizada pelo FPS. Para participar, é necessário identificar-se ao órgão com um laudo médico que comprove a necessidade da reabilitação pulmonar. Informações sobre a inscrição no programa podem ser obtidas pelo telefone (92) 3303-8431.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 10 =