MANAUS (AM) – O prefeito David Almeida (Avante) comunicou, em 25 de agosto de 2025, que a Faixa Azul voltará a funcionar nas avenidas Torquato Tapajós e Constantino Nery durante os horários de pico. A reativação está condicionada à conclusão da nova passarela de pedestres, cuja estrutura anterior foi derrubada por uma carreta em julho de 2024 e permanece inacabada.

Passarela destruída (Foto: Márcio Melo)
Segundo o anúncio, a faixa exclusiva para ônibus e táxis abrangerá o trecho do Terminal 1, no Centro, à entrada do bairro Cidade Nova, operando de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h30 e das 17h às 19h30, com fiscalização eletrônica, instalação de radares e campanhas educativas para motoristas.

Foto da faixa azul (Foto: Murilo Rodrigues)
A Prefeitura de Manaus estima entregar a nova passarela em 30 a 40 dias. A estrutura terá 5,50 metros de altura — um metro a mais que a anterior —, elementos pré-fabricados, acessibilidade e exigiu investimento de R$ 2,7 milhões.
Após o acidente, causado por uma carreta que derrubou a passarela em 6 de julho de 2024, o município entrou na Justiça por indenização, mas decidiu arcar com os custos para acelerar a reconstrução.
Em 3 de agosto de 2025, a administração municipal iniciou a demolição total dos remanescentes da passarela com guindaste, liberando espaço para a nova estrutura. Em resposta à demora, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) solicitou à Prefeitura, em 8 de agosto, um cronograma oficial da obra, como parte de inquérito instaurado para apurar a paralisação.
O prefeito de Manaus, David Almeida, ressaltou a urgência da ação diante do impacto constante na mobilidade da região e dos riscos à segurança dos pedestres, que atualmente precisam usar uma faixa provisória para atravessar a avenida.
Avanço legislativo e ações educativas
Em paralelo à reativação da Faixa Azul, o tema da mobilidade dos motociclistas também ganhou destaque. No dia 30 de junho de 2025, a Câmara Municipal de Manaus aprovou o Projeto de Lei (PL) n° 174/2025, de autoria do vereador Diego Afonso (União Brasil), que institui faixas exclusivas de retenção e proteção para motociclistas em cruzamentos semafóricos — com o objetivo de reduzir acidentes e aumentar a segurança viária. A proposta agora aguarda sanção do Executivo municipal.
Pouco depois, em 7 de julho de 2025, o vereador Rodrigo Sá (Progressistas) apresentou à CCJR da Câmara o Projeto de Lei (PL) n° 430/2025, que propõe a criação de motofaixas exclusivas sinalizadas em azul em vias de grande circulação. A medida estabelece que motocicletas devem trafegar entre faixas nos corredores de rolamento, com base em estudos técnicos, visando melhorar a organização do trânsito e a segurança.
No campo educativo, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) promoveu, em 24 de julho de 2025, uma ação na avenida Cosme Ferreira, Zona Leste, orientando motociclistas e motoristas sobre o uso correto da área de espera à frente dos carros nos semáforos. O espaço demarcado antes da faixa de pedestres visa melhorar visibilidade, organizar o fluxo e reduzir acidentes nas arrancadas.


















