Jovem e carismático, o rapper Emicida construiu um império cultural a partir da periferia de São Paulo, fundindo diferentes ritmos, realidades e perspectivas de um país polarizado com desigualdades abismais e um “racismo sofisticado e letal”. Seu segredo? Ser o ponto de encontro dessas correntes e tensões.
“O que caracteriza a sociedade brasileira é o encontro: com todas suas tragédias, com toda sua barbárie, ainda assim é um encontro”, revela em entrevista à AFP o artista, cuja trajetória – que inclui música, literatura, moda e televisão – acaba de ser relatada no documentário “AmarElo – É Tudo Pra Ontem”, produzido pela Netflix.
“Talvez os melhores cartões postais do Brasil sejam por causa do encontro entre samba, gastronomia, nossa arte como um todo. Eu me dedico a utilizar essa força do encontro para questionar todos esses pilares opressores que construíram nossa história”, reflete o músico de 35 anos.
Leandro Roque de Oliveira, que ganhou fama como Emicida, conta que anos atrás tentou construir pontes por meio das palavras, mas agora faz isso através das emoções que suas histórias expressam.
Para Emicida, o Brasil criou “uma mitologia a respeito de si mesmo de que esse tipo de segregação não se reproduz no seu solo, porque só há racismo de fato em lugares como Estados Unidos ou na África do Sul, quando na verdade a especificidade do racismo brasileiro é muito sofisticada”.
Os brasileiros se orgulham de sua miscigenação nas escolas de samba ou nas festas populares, “mas não se consideram na obrigação de reivindicar o reconhecimento dessa miscigenação quando observam, por exemplo, o retrato das pessoas que são aprovadas para ser os juízes e fazer parte do sistema judiciário no Brasil onde a gente só vê pessoas brancas”.
O filme “AmarElo – É Tudo Pra Ontem” narra um Brasil a partir de sua arte e sua música.