A partir desta quarta-feira (05/05), a população no Amazonas que precisa retirar 2ª via da Carteira de Identidade (RG) e 2ª via do Registro Civil de Nascimento (RCN), por questão de emergência, poderá agendar atendimento nas 13 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) somente por meio de ligação. A medida é uma determinação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), responsável pelo gerenciamento dos PACs.

(Foto: Raine Luiz/Arquivo Sejusc)
O agendamento por ligação telefônica nas unidades será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Quem ligar nesta quarta pode marcar o atendimento para a segunda-feira (10/05) e demais dias, sempre das 8h às 14h.
Cada PAC contará com 20 atendimentos diários para emissão de documentação, para evitar qualquer tipo de aglomeração e propagação do novo coronavírus, causador da Covid-19. Sobre os demais serviços presentes nas unidades, o agendamento fica a cargo das instituições responsáveis.
Demais serviços
Os agendamentos para emissão de RG e RCN podem ser realizados por meio de ligação. Os serviços dos demais parceiros presentes nos PACs são de responsabilidade dos mesmos, não podendo ser solicitados pelos números disponibilizados para emissão de RG e RCN.

(Foto: Raine Luiz/Arquivo Sejusc)
A Declaração de RG (antes conhecida por Atestado de RG), que informa o número do RG de pessoas falecidas, pode ser emitida diretamente em qualquer unidade do PAC. Para este serviço, não é necessário pegar senha ou realizar agendamento. No entanto, é importante saber que as equipes conseguem ter acesso somente às informações de RGs emitidos no Amazonas.
O documento pode ser requerido por cônjuge, filhos, pais, companheiro com união estável ou filhos menores de 18 anos, representante legal, procurador, tutor ou curador.


















