O protagonismo das mulheres no mundo da palhaçaria volta a entrar em evidência em Manaus com o projeto “Maloc@ – Palhaçaria Feminina”, que será realizado entre os dias 1º e 10 de dezembro, em formato totalmente virtual e gratuito.
A programação conta com oficina, exibição de espetáculos locais e nacionais, além de um seminário internacional com grandes nomes dessa linguagem artística. Mais informações e inscrições pelo link.
Idealizadora do projeto, a atriz e produtora cultural Ana Oliveira afirma que a palhaçaria feminina vem ganhando e reafirmando cada vez mais o seu espaço.
“Por muito tempo, nossas referências eram masculinas e europeias dentro das artes, principalmente do circo. O ‘Maloc@ – Palhaçaria Feminina’ vem para expandir esses horizontes e fronteiras para um diálogo mais amplo e inclusivo sobre essa arte milenar”, diz.
A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, por meio do Prêmio Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc. Um dos destaques da programação é o seminário internacional com a participação das artistas Gardi Hutter (Suíça), Darina Robles (México), Peta Lily (UK), Cibele Mateus (Brasil) e Sue Morrison (Canadá).
“Traremos toda a potência de ser mulher palhaça pelo mundo, com palhaças de diferentes pontos do globo, partilhando sua trajetória e pesquisa. Assim, as novas gerações podem conhecer e se inspirar em referências femininas que estão transformando os códigos de humor contemporâneo”, explica Ana Oliveira.
ESPETÁCULOS
A agenda de espetáculos começa no dia 1º de dezembro com a apresentação de “O Estupendo Circo di SóLadies” (SP), em que três palhaças decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo, cansadas dos desmandos dos patrões. A obra será performada ao vivo pelo Youtube da FitaCrepe Filmes e Artes Cênicas.
De 03 a 05 de dezembro, acontece a Mostra Selma Bustamante, com espetáculos produzidos em Manaus: “Imundo de Sofia”, sobre uma faxineira palhaça que vive a dureza da realidade de um trabalho pesado; “Interditado”, que traz reflexões a respeito do lixo de forma lúdica e cômica; e “Preciso Falar”, estrelado por uma palhaça negra e resistente. Estas exibições serão pela plataforma Zoom.
OFICINA
O projeto também conta com a oficina “Palhaçaria Online”, ministrada pelas integrantes do grupo Circo di SóLadies (SP), por meio do Zoom. Serão quatro aulas virtuais, entre os dias 06 e 09 de dezembro, das 19h às 21h, que vão proporcionar uma conexão com a palhaça interior de cada participante, a partir de uma pedagogia inspirada em teorias feministas.
No dia 10, as participantes da oficina apresentam, ainda, mais uma edição do “ClownBARÉ”, inspirado nos cabarés circenses. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas até o dia 03 de dezembro pelo link.