Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Manaus recebe 26ª edição do Fórum GD Norte nos dias 11 e 12 de setembro

O evento é voltado para a produção da micro e minigeração de energia pelo próprio consumidor


Nos próximos dias 11 e 12 de setembro, o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques II será palco da 26ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída com Fontes Renováveis da região Norte (Fórum GD Norte). Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos e pela Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás do Amazonas (SEMIG), com apoio da Associação Amazonense de Energia Solar (Amesolar), o evento busca debater o cenário atual do setor.

img-20240911-wa0029

Foto: Divulgação

Segundo a organização, o Fórum tem como objetivo principal reunir a cadeia produtiva de Geração Distribuída com Fontes Renováveis no Norte do Brasil, focando em oportunidades de negócios, discussões sobre barreiras regulatórias, impedimentos jurídicos, tecnologias inovadoras, financiamento, capacitação e perspectivas de crescimento.

“O evento chega à capital amazonense em um momento muito importante para a geração distribuída, em que mais de dois milhões e meio de sistemas estão conectados à rede no país”, pontua Tiago Fraga, diretor do Grupo FRG Mídias & Eventos.

Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geração distribuída no Brasil já alcança uma impressionante marca de 32 GW de potência instalada, com o Norte contribuindo com 2,3 GW. Apesar de ter a menor participação, a região tem registrado um crescimento constante e há grandes possibilidades de negócios, de acordo com Fraga, com empresas e indústrias internacionais se instalando na área, de olho no mercado crescente.

O especialista ressalta que a proposta Fórum GD Norte é colaborar ainda mais com esse processo de evolução, representando um importante mecanismo para desenvolver e impulsionar a produção de energia renovável na área. “Estamos certos de que o evento será um divisor de águas para a região Norte, especialmente para o Amazonas. O ambiente propício à geração de negócios, networking e a criação de empregos e parcerias fortalecerá o avanço da geração distribuída na região”, salienta.

Durante os dois dias de Fórum, especialistas, empresários e representantes do governo terão a oportunidade de discutir os desafios e soluções para acelerar a transição energética no Norte do Brasil. Presidente da Amesolar, Helane Souza acredita que o evento será uma ótima maneira de compartilhar e absorver novas ideias.

“O potencial do setor no Amazonas é imenso, basta que o Estado e os Municípios apresentem, por meio de políticas públicas, vantagens para atrair investidores para a região. Enquanto primeira e única entidade dessa cadeia produtiva no Amazonas, nossa missão é fazer de tudo para ajudar na consolidação do setor”, observa.

Simultâneos

O Fórum GD Norte trará novidades esse ano. Ele acontecerá no mesmo dia e local da segunda edição do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia, que contará com uma série de palestras abordando a importância e as vantagens e oportunidades das energias limpas, do Polo Industrial de Manaus (PIM), da mitigação e compensação de gases de efeito estufa, bem como um espaço dedicado a oportunidades de negócios.

O maior evento de sustentabilidade e inovação do Brasil promete revolucionar o olhar sobre o bioma amazônico, apresentando informações, reflexões e propostas concretas para contribuir, de forma significativa, para sua sustentabilidade.

Para mais informações sobre os fóruns simultâneos, basta acessar os sites oficiais (www.forumgdnorte.com.br e www.forumamazonia.com.br).

Serviço

O que: Fórum GD Região Norte

Onde: Centro de Convenções Vasco Vasques II, localizado na Av. Constantino Nery, 5001 – Flores

Quando: 11 e 12 de setembro, das 8h às 18h

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =