Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Governo do Estado apresenta resultados do Prosamim III

A terceira etapa beneficiou mais de 600 mil pessoas em Manaus


O Governo do Estado do Amazonas realiza, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Seminário de Encerramento da Fase III do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). O evento, que tem a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ocorrerá nos dias 6 e 7 de outubro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco e Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, zona centro-sul da capital.

No seminário, serão apresentados os resultados alcançados pelo programa aos consultores do órgão financiador (BID) e aos técnicos do governo. Na fase III, o Prosamim beneficiou diretamente mais de 600 mil pessoas moradoras das zonas sul e oeste, com obras de mobilidade urbana, parques residenciais, sistemas de drenagem, esgotamento sanitário, requalificações ambientais e urbanísticas das margens dos igarapés, resgate de equipamentos públicos, parques urbanos, praças e grandes vias.

(Foto: Tiago Corrêa / UGPE)

O programa também proporcionou o reassentamento de quase 29 mil pessoas dos igarapés do 40, Mestre Chico e São Raimundo, 2 mil delas contempladas com novas unidades habitacionais próximas de suas antigas moradias, nos Parques Residenciais do São Raimundo e Mestre Chico 2.

Cerca de 300 pessoas beneficiadas pelas obras do programa em bairros das zonas sul e oeste de Manaus estarão presentes no seminário, para expor suas impressões sobre as transformações operadas a partir das intervenções realizadas pelo programa. O evento não será aberto ao público para garantir o distanciamento social e as medidas de combate à Covid-19.

Conclusão 

O Seminário de Encerramento da fase III cumpre uma cláusula contratual do empréstimo nº 2676/OC-BR, firmado com o BID. A conclusão dessa importante etapa do Prosamim é uma meta que foi estabelecida pelo governador Wilson Lima. Faz parte do seu programa de governo, a garantia de dar continuidade ao programa, ao assumir, corrigindo falhas e levando-o ao interior, como fez com o Prosaimaués, inaugurado em 2019. E, agora, iniciando a implantação do Prosamim+, com várias inovações.

Os resultados alcançados pelo programa, na fase III, serão apresentados a todos os convidados, com o intuito de que os consultores e as autoridades presentes possam fazer um balanço de práticas que deram certo, utilizando a experiência compartilhada no evento em outros programas similares.

A Fase III do programa iniciou em 2012 e contou com investimentos de 370 milhões de dólares, sendo 70% do valor, cerca de US$259 milhões, custeados pelo BID, e 30%, em torno de US$111 milhões, pelo Governo do Estado, que estendeu as ações socioambientais e de infraestrutura já consolidadas desde 2003 pelo Prosamim, para o eixo da bacia do São Raimundo.

(Foto: Tiago Corrêa / UGPE)

Com isso, conforme explica o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campelo, foi possível transformar a paisagem de bairros das zonas sul e oeste e a vida de milhares de pessoas, através de múltiplas intervenções, que englobaram sistemas de esgotamento sanitário, obras de mobilidade urbana, parques urbanos, praças e dois novos parques residenciais.

Prosamim III

Nessa terceira fase, Marcellus Campêlo destaca que o programa construiu cerca de 17 novas praças nos bairros do São Raimundo, Glória e Presidente Vargas. Contemplou também a construção de novos parques urbanos nos bairros do São Raimundo, Aparecida e Praça 14, sendo eles: Parque Rio Negro (PRN), às margens do Rio Negro, no bairro de São Raimundo; Parque Castelhana, na rua Luiz Antony, contemplando a população da área central com academia ao ar livre, playground infantil e quadra multiuso; e o Parque Dois Amigos, Oscarino e Peteleco, localizado entre a avenida Duque de Caxias e o Residencial Mestre Chico II, modificando o cenário do local, que se encontrava tomado pelo lixo, poluição e mau cheiro, há aproximadamente três décadas.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 18 =