“Na escola todos são iguais”. Com mais de 25 anos de profissão, a professora Luciana Pedroso, que leciona Língua Portuguesa e Matemática na Escola Estadual Samuel Benchimol, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus, define desta forma a importância de uniformizar e entregar materiais escolares básicos para os alunos da rede pública de ensino.

(Foto: Bruno Zanardo/Secom)
O fardamento, que não era fornecido aos alunos há pelo menos sete anos, voltou a ser entregue pelo Governo do Amazonas no início de junho, quando voltaram às aulas presenciais na rede estadual. Os uniformes e os kits de material escolar estão sendo distribuídos a 450 mil estudantes de 600 instituições de ensino, por meio do projeto “Pronto pra Aula”.
“Tem uma importância muito grande, primeiro porque incentiva muito, toda criança gosta de receber o seu material, eles ficam ansiosos por isso. Todo material que veio no kit é muito útil, principalmente porque as nossas crianças, algumas são muito carentes, não têm condições, toda essa questão da pandemia influenciou muito”, destacou Luciana Pedroso.
Cerca de 24 mil professores e pedagogos da rede estadual de ensino também estão recebendo kits pedagógicos, compostos por materiais de expediente necessários para o ano letivo.

(Foto: Bruno Zanardo/Secom)
Material
Os alunos do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, por exemplo, recebem cadernos horizontais, lápis, borrachas, giz de cera, lápis de cor, colas, apontadores, cadernos de caligrafia, de desenho e tesoura sem ponta.
Já os estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais recebem kits com lápis, cadernos de matéria, canetas, borrachas, régua, lápis de cor, cola e tesoura em ponta, assim como os estudantes do Avançar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Indígena e Tecnológico.
Os estudantes do Ensino Médio terão kits com dois cadernos de matéria, caneta, lápis, lápis de cor, borracha, apontador, cola, régua e tesoura sem ponta.


















