O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por meio da Ouvidoria Eleitoral, Ouvidoria da Mulher, Secretaria de Gestão de Pessoas e QualiVida, promoveu, nesta quinta-feira (27), a palestra “Diálogos sustentáveis: a hora e a vez da prevenção e do combate ao assédio no trabalho”, ministrada pela juíza do Trabalho da 11ª Região, Larissa Carril.
A presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, reforçou que iniciativas promovidas no ambiente de trabalho são essenciais para multiplicar as informações e combater qualquer tipo de assédio.
“Levando em consideração o mês da mulher, preparamos esse evento com o objetivo de conscientizar os nossos servidores e colaboradores sobre esse tema tão atual e pertinente. Falar é o primeiro passo para garantir a segurança das mulheres em todos os âmbitos, principalmente no trabalho”, destacou a presidente.
A palestrante do evento, a juíza do trabalho Larissa Carril, fez um alerta sobre o crescente número de denúncias de assédio sexual e moral no ambiente de trabalho. “De 2020 a 2023 a Justiça do Trabalho julgou, em todas as instâncias, 419.342 ações envolvendo esses temas, com um crescimento de 44,8% nos casos de assédio sexual. Por isso, esse tipo de ação é fundamental para prevenir e combater essa forma de violência”, explicou a juíza.
A ouvidora regional eleitoral, Giselle Falcone, ressaltou a atuação do poder público na instauração do Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação na Administração Pública (Decreto nº 12.112), com a finalidade de enfrentar todas as formas de violência decorrentes das relações de trabalho. “Esse programa reconhece que o combate ao assédio começa com a educação, com a formação dos agentes públicos e com a construção de uma cultura organizacional pautada no respeito e na empatia”, reiterou a ouvidora.
O encontro teve também o apoio das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação, do 1º e 2º graus. Do TRE-AM, participaram do encontro a ouvidora da mulher, Lídia Abreu; a diretora geral Cynthia Mouta; a secretária de gestão de pessoas, Huguette Saunders e a coordenadora da Comissão de Enfrentamento ao Assédio no Trabalho, Mônica Raposo.
Demais órgãos foram representados pela ouvidora-geral do Ministério Público do Amazonas, Sílvia Abdala; a presidente da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica na Região Norte, defensora Maria Fátima e a procuradora-geral do Amazonas, Leda Mara.
Ouvidoria da Mulher do TRE-AM: (92) 3632-4454