A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em Iranduba realizou, nesta terça-feira (25), uma reunião de alinhamento com órgãos integrantes da Rede Proteção à Mulher para discutir o fortalecimento do grupo e a efetivação do projeto Ronda Maria da Penha no município, com a disponibilização de viatura exclusiva e a capacitação de policiais militares.

Divulgação/DPE-AM
Durante a reunião, foram encaminhadas providências. O defensor público Danilo Garcia explicou que a Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos (Sejusc) ficará responsável por organizar um fluxo de atendimento da rede de atendimento da mulher vítima de violência doméstica e familiar.
A pasta também se comprometeu em disponibilizar equipe técnica para instalar o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), caso a prefeitura ceda um espaço.
Após o estabelecimento do fluxo de atendimento, a Polícia Militar deve realizar o treinamento dos policiais militares que farão parte do efetivo da Ronda Maria da Penha na cidade, além de disponibilizar viatura para realizar as operações de patrulhamento especializado.
Participaram da reunião, que ocorreu na sede da DPE-AM em Iranduba, o comandante da Polícia Militar em Iranduba, major Júlio, da representante do Comandante Geral da Polícia Militar, capitã Viviane, da responsável pelo Projeto Ronda Maria da Penha, além de representantes Sejusc, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), da Associação de Mulheres Jasmim do Estado do Amazonas, entre outras instituições.