A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) reforça que todos os serviços de assistência jurídica oferecidos pelo órgão são totalmente gratuitos em todas as etapas de um processo judicial. Qualquer mensagem destinada aos assistidos que envolva cobrança de dinheiro ou oferta de ações com promessas de indenizações e divisão de valores é um golpe.
Recentemente, um perfil falso, utilizando indevidamente os dados de um defensor público da DPE-AM, enviou mensagens oferecendo assistência em ações judiciais no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) em troca de dinheiro.
O defensor público Arlindo Gonçalves alerta que os assistidos devem estar atentos a possíveis golpes, que podem ocorrer de diversas formas.
“É essencial que tomemos cuidado antes de clicar em links suspeitos ou aceitar convites oferecendo vantagens inesperadas, como por exemplo: ‘Clique aqui e ganhe R$10 mil’. Além disso, há casos em que o fraudador hackeia o perfil de uma pessoa conhecida para solicitar um PIX ou alguma vantagem financeira”, explicou.
“No meu caso, meu perfil não foi hackeado. O golpista usou uma foto minha para se passar por mim, e pouco tempo depois, quando descobrimos a fraude, ele já havia trocado a imagem para a de um advogado. Isso demonstra o modus operandi, que visa captar dinheiro de pessoas com ações na justiça. É sempre importante, antes de fazer um PIX ou qualquer transação, verificar a autenticidade da solicitação. Converse com alguém próximo à pessoa envolvida para confirmar se não está sendo vítima de um golpe”, finalizou.
Em caso de dúvida sobre a veracidade de informações, os assistidos podem entrar em contato com a DPE-AM pelos canais oficiais: Fale Conosco ou Disque 129, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Para casos urgentes, o contato pode ser feito via WhatsApp, pelo número (92) 98559-1599, de segunda a sexta, das 14h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Todos os contatos estão disponíveis no site da Defensoria, na aba Atendimento. Acesse: atendimento.defensoria.am.def.br para ser redirecionado.
A DPE-AM recomenda que a população esteja atenta a contatos suspeitos para evitar cair em golpes praticados via mensagens por aplicativos, e que não responda a conteúdos duvidosos. A tentativa de golpe deve ser comunicada imediatamente à polícia.