O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, registrou 402 infrações de trânsito, entre a noite de quarta-feira (31) e a madrugada desta quinta-feira (1º), durante a Operação Final do Ano Seguro 2025, realizada em avenidas de grande fluxo na capital.

Foto: Detran-AM
A operação contou com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e foi montada estrategicamente no feriado de réveillon nas avenidas Governador José Lindoso, Torquato Tapajós, Max Teixeira, Avenida do Turismo, Coronel Teixeira, Constantino Nery e Cosme Ferreira.
Para o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, a operação teve como objetivo reduzir o número de sinistros e vítimas de acidentes de trânsito.
“O Detran Amazonas esteve nas ruas, conseguiu colocar em vários pontos da cidade as blitze, para que a gente pudesse reduzir o número de acidentes de trânsito, reduzir as mortes no trânsito e reduzir também as internações dos leitos dos hospitais. A gente continua, ao longo desse 2026, fazendo educação para o trânsito, mas fazendo as blitze também e pedindo à população que colabore, tendo consciência de que álcool e direção não combinam, que o motociclista precisa usar o capacete e respeitar as leis de trânsito”, afirma David Fernandes.
De acordo com a equipe de Fiscalização do Detran-AM, a infração mais registrada foi dirigir sob influência de álcool com 66 casos flagrados. Além disso, 28 condutores se recusaram a efetuar o teste de alcoolemia, mostrando a importância da operação para a prevenção de acidentes causados por esta infração.
Também entram na lista de infrações mais registradas: conduzir motocicleta sem capacete (42), dirigir sem habilitação (27), dirigir com calçado impróprio (25), conduzir veículo sem equipamento obrigatório (24), permitir condução do veículo a pessoa sem habilitação (21), conduzir motocicleta com passageiro sem capacete (21), veículo sem placa de identificação (8), e descarga livre (8).


















