Manaus, 26 de abril de 2025
×
Manaus, 26 de abril de 2025

Amazonas

CNMP realiza nova correição ordinária no MPAM no próximo mês

Planejada para formato remoto, ação visa avaliar desempenho dos órgãos de controle disciplinar


Com foco na promoção dos direitos fundamentais, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizará, entre os dias 12 e 16 de maio, uma nova Correição Ordinária nos órgãos de controle disciplinar do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). A ação tem como objetivo avaliar o funcionamento dos serviços administrativos e funcionais do parquet.

img-20250408-wa0012

Foto: Hirailton Gomes

A correição foi instaurada por meio da Portaria CNMP-CN/COCI nº 33, de 21 de março de 2025, assinada pelo corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa. Os trabalhos ocorrerão de forma remota, com a abertura oficial marcada para o dia 13 de maio, às 16h, em sessão virtual.

A procuradora-geral de Justiça do Amazonas (PGJ) Leda Mara Albuquerque acompanhará todos os atos da correição. Durante o período de atividades, os membros titulares e suplentes do MP deverão permanecer à disposição da Corregedoria Nacional, das 8h às 18h, salvo justificativa previamente apresentada.

O CNMP também solicitou, em conjunto com a corregedora-geral do MPAM, Silvana Nobre Cabral, a indicação de um membro que atue como interlocutor da instituição com a equipe correicional. Além disso, os membros a serem correicionados deverão preencher um termo eletrônico disponível no Sistema de Correições e Inspeções (SCI) do CNMP, entre os dias 7 e 11 de abril, até às 17h (horário de Brasília).

As atribuições disciplinares do Ministério Público estão previstas na Lei Complementar nº 011/1993 (Lei Orgânica do MPAM), especialmente nos artigos 118 a 193, que tratam da instauração de sindicâncias, aplicação de penalidades e designação de comissões processantes.

Correição anterior

Em fevereiro de 2025, entre os dias 17 e 21, o CNMP realizou uma Correição Ordinária Temática no MPAM, desta vez de forma presencial, nas cidades de Manaus, Iranduba e Manacapuru. Na ocasião, as promotorias de Justiça de Parintins, Maués, Tabatinga, Tefé, Itacoatiara, Coari, Manicoré, Careiro Castanho, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Humaitá foram avaliadas de forma remota.

Ao todo, 41 unidades do MPAM — incluindo núcleos e centros de apoio — foram correicionadas presencialmente, enquanto outras 19 passaram por correição online.

Importância da correição

A correição é uma atividade realizada por órgãos de fiscalização e controle, como os Ministérios Públicos e os Tribunais de Justiça, com o objetivo de avaliar o funcionamento das unidades sob sua jurisdição. O processo inclui a inspeção de documentos, a análise de procedimentos e a verificação das condições físicas e operacionais das instituições.

Durante esse tipo de atividade, são examinadas a eficiência, a regularidade e a conformidade das atividades com a legislação vigente. Ao final, é elaborado um relatório com recomendações e determinações para a correção de falhas e o aprimoramento dos serviços prestados.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 13 =

Portal Mazé Mourão
Responderemos em breve.
Portal Mazé Mourão
Como vai??

Para entrar em contato clique em iniciar chat.
0:00
Iniciar Chat