A Águas de Manaus vai suspender temporariamente o abastecimento de água em bairros da capital nesta terça-feira (29), das 5h às 17h. O desligamento é necessário para a realização de 35 manutenções preventivas no Complexo de Produção de Água da Ponta do Ismael (PDI), na Compensa, e em pontos estratégicos da rede.

Foto: Pixabay/Reprodução
As equipes vão executar reparos elétricos e mecânicos, além da troca de registros, interligações e melhorias em redes de grande porte. A iniciativa faz parte da preparação da concessionária para o Verão Amazônico, período em que o consumo de água costuma aumentar.
Uma das intervenções que serão realizadas na terça-feira (29) é a manutenção de uma rede de 500 mm na Avenida Max Teixeira (na altura do restaurante Bom Prato), no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Para que a melhoria seja realizada com segurança, uma das faixas do sentido bairro/Centro será bloqueada com apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Outra ação programada para esta terça-feira é a substituição de uma válvula de 150 mm entre a rua São Luiz e a Avenida Mário Ypiranga, na esquina do prédio The Office. A intervenção será realizada na calçada, sem necessidade de bloqueio das vias. As equipes da Águas de Manaus também farão substituições de válvulas nos reservatórios do Coroado e do Mocó.
Orientações
A concessionária orienta a população a reservar água com antecedência e a usar o recurso com consciência durante a interrupção. A recomendação é evitar atividades como lavar roupas, carros ou calçadas, e priorizar o consumo humano, banho e preparo de alimentos.
Equipes da Águas de Manaus estarão mobilizadas com carros-pipa, para abastecer locais prioritários, como hospitais, Unidades Básicas de Saúde e Escolas nas zonas abrangidas pelo serviço.
Retorno do abastecimento
Assim que as estações forem religadas, por volta das 17h de terça-feira, a água começa a retornar na cidade de forma gradativa, chegando primeiro às regiões centrais e bairros mais próximos à Ponta do Ismael. Posteriormente, as áreas mais elevadas começam a ser reabastecidas. A previsão é que o processo de normalização do serviço ocorra em até 48 horas.


















