Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

AM inaugura maior Estação de Tratamento de Esgoto do Norte

Em 14 anos do Prosamin+, essa é a primeira ETE construída em Manaus por meio do programa


O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (26/08), a maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da região Norte do país, com capacidade para tratar até 300 litros por segundo e que vai beneficiar 192 mil pessoas em Manaus. Os investimentos são da ordem de R$ 48,4 milhões, com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Amazonas.

A ETE, localizada às margens do rio Negro, no bairro do Educandos, zona sul da capital, recebeu o nome do engenheiro Waldir Santos Brito, que dedicou 40 anos ao planejamento, supervisão e construção de sistemas de abastecimento de água potável em mais de 42 municípios do Amazonas.

(Foto: Diego Peres/Secom)

Essa é a primeira ETE construída pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+) na capital, em 14 anos em que o programa, inicialmente chamado Prosamim, é executado.

Dos R$ 48,4 milhões investidos na ETE, 72% são recursos oriundos de operações de crédito com o BID e 28% dos recursos são empregados pelo Governo do Amazonas.

A ETE é parte do Sistema de Esgotamento Sanitário do Prosamin+ construído na bacia do São Raimundo, e que contemplou a implantação de 31 quilômetros de redes de coleta e de seis estações elevatórias que foram construídas nos bairros do Santo Antônio, São Raimundo, Glória, Aparecida, Presidente Vargas e Centro.

No novo sistema, as redes coletam o esgoto das residências e direcionam esses efluentes até as estações elevatórias, que são responsáveis por armazenar e enviar esses efluentes até a ETE do Prosamin+ no bairro Educandos, onde o esgoto passa a ser tratado.

Os equipamentos utilizados na ETE do Prosamin+ utilizam tecnologia de ponta, desenvolvida na Noruega, e são os mais modernos no tratamento de esgoto.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =