Esta semana, foi divulgado o Índice de Progresso Social (IPS 2025) que analisou todos os 5.570 municípios do país, com base em indicadores sociais e ambientais. O estudo classificou Manaus como a 7ª pior capital em qualidade de vida.

Foto: Assessoria Maria do Carmo Seffair
“Uma vergonha! Enquanto o prefeito fica dizendo por aí que Manaus tem a melhor saúde, a melhor educação, o Índice revela que nossa cidade é a sétima pior em qualidade de vida entre as capitais”, disse a Professora Maria do Carmo em vídeo publicado nas suas redes sociais.
“Só não vê quem não quer que essa é a pior gestão que Manaus já teve”, disparou.
Pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo Partido Liberal (PL), Maria do Carmo foi candidata a vice-prefeita nas Eleições 2024 pela coligação Ordem e Progresso e já alertava para problemas críticos da cidade que impactam diretamente na vida da população.
“Manaus tem o sexto maior PIB entre as capitais, um orçamento de mais de R$ 10 bilhões, fora os empréstimos bilionários já autorizados para Prefeitura, mas nada disso parece ser investido para mudar a nossa vida. Basta ir até a esquina de qualquer rua para se deparar com vários problemas: ruas esburacadas, lixo, uma cidade mal cuidada”, destacou a Professora.
Segundo o Índice de Progresso Social, Manaus apresenta os indicadores mais críticos relacionados a cuidados básicos com o ser humano, como falta de iluminação elétrica adequada nos domicílios; falta de segurança pública e o alto número de assassinato entre os jovens; mortes por causas que poderiam ser evitadas pela Atenção Primária; e na educação, a distorção idade-série no Ensino Médio e o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental. Todos esses itens foram considerados ‘relativamente fracos’ pelo levantamento.

Imagem: Fonte IPS Brasil
“A gente sabe que nossas crianças não recebem um bom ensino, uma boa merenda, que os professores e os profissionais da saúde não são valorizados. A gente sabe que nossa cidade está no limbo, abandonada. Mas o prefeito vive um mundo de faz de contas onde para ele está tudo perfeito”, criticou a Professora.
O IPS Brasil é uma parceria entre o Imazon, Fundação Avina, iniciativa Amazônia 2030, Anattá, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative. O estudo é baseado exclusivamente em dados públicos e atualizado anualmente. Para esta edição, foram analisados todos os 5.570 municípios tendo seus índices calculados com base em 57 indicadores sociais e ambientais.
Fotos e Vídeo: Assessoria Maria do Carmo Seffair


















