O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) entregou, na última segunda-feira (9), os Selos de Transparência Pública a sete instituições, reconhecidas pelas eficiência na transparência administrativa e prestações de contas. Os critérios de avaliação para a premiação incluíram acesso público à informações, clareza de dados financeiros e controle de informações sigilosas.
No total, seis órgãos receberam o maior nível de transparência, o Selo Diamante: TCE-AM, Governo do Amazonas, Ministério Público do Amazonas (MPAM), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e Câmara Municipal de Parintins. A prefeitura de Manaus, por sua vez, foi reconhecida com o Selo Ouro pela evolução dos índices de transparência.
Em entrevista à imprensa, a conselheira Yara Amazônia Lins, presidente do TCE-AM, afirmou que a transparência não é o objetivo final, mas um percurso a ser seguido pela Corte de Contas. “A transparência não é um fim em si mesma, mas um caminho para a eficiência, o controle social e a gestão ética. Que este evento inspire outros gestores a seguirem esse exemplo”, explicou.
Para Wilson Lima, chefe do executivo estadual e que esteve presente na solenidade, as novas tecnologias são cruciais para auxiliar nos procedimentos das instituições. Hoje, diferentemente de 2019 quando os processos eram físicos, todos tramitam de forma digital, garantindo agilidade, redução de custos e maior transparência”, afirmou.