Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Semana do Livro e da Biblioteca

Escritor Márcio Souza é homenageado em mostra bibliográfica


Nesta quinta-feira (17), em homenagem a um dos maiores nomes da cultura amazônica, Márcio Gonçalves Bentes de Souza, a Biblioteca Genesio Braga iniciou a Mostra Bibliográfica Marcio Souza, proporcionando uma verdadeira imersão ao universo de obras do amazonense que marcou gerações e contribuiu profundamente para a forma como o Brasil e o mundo enxergam a Amazônia. A biblioteca está localizada no Centro Cultural Anibal Beça, na avenida Altaz Mirim, bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus.

cultura_semana-do-livro-e-biblioteca-2024_david-martins

Foto: David Martins/SEC

A mostra, que conta com obras literárias da trajetória de Márcio Souza, escritor, romancista e cronista, segue no espaço até sexta-feira (18), de 9h às 15h, integrando a programação da 4º edição da Semana do Livro e da Biblioteca, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A semana temática se estende até 23 de outubro, nas bibliotecas mantidas pelo estado. O evento é gratuito e aberto a todas as idades.

“A biblioteca é uma instituição centenária que guarda boa parte da nossa história, então é uma forma de mostrar para as pessoas o que temos em nosso acervo sobre a cidade e para fazer essa linha entre preservação e conhecimento do nosso patrimônio histórico.”, disse o bibliotecário e organizador do evento, David Carvalho.

cultura_david-carvalho-bibliotecario_david-martins

Foto: David Martins/SEC

Mostra bibliográfica

Nascido em Manaus em 1946, Márcio Souza iniciou sua carreira como crítico de cinema no jornal O Trabalhista. Ele se tornou roteirista e diretor, e sua paixão pela Amazônia permeou tanto suas obras cinematográficas quanto seus romances e ensaios.

cultura_mostra-marcio-souza_david-martins

Foto: David Martins/SEC

A bibliotecária da Biblioteca Genesino Braga, Mônica Farah, comenta que a mostra bibliográfica Márcio Souza veio para enriquecer ainda mais a importância e o legado que o autor deixou para comunidade, e para todos os amantes da leitura amazonense.

“É uma oportunidade imensa pro público conhecer um pouco mais sobre o fantástico mundo de Márcio Souza, que foi e sempre será lembrado por toda a sua trajetória literária e todo o seu leque de informações e experiências que ele deixou”, destaca Mônica.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + onze =