Manaus,
×
Manaus,

Cinema

Filmes do cineasta russo Tarkovski serão exibidos no Cine Carmen Miranda

Considerados obras-primas, os longas ‘A infância de Ivan’ e ‘O espelho’, serão exibidos nesta quinta (19), às 17h30 e 19h10, respectivamente


Considerado um dos expoentes do cinema soviético, o realizador russo Andrei Tarkovski teve uma exitosa carreira no cinema, interrompida por um câncer em 1986, mas suas obras continuam a povoar a sétima arte até os dias de hoje.

22-tarkovski

Foto: Divulgação

O Cine Carmen Miranda exibirá gratuitamente dois de seus maiores filmes com o selo ‘Especial Gênios do Cinema – Tarkovski’, nesta quinta-feira (19), às 17h30 e 19h10, com os filmes ‘A infância de Ivan’ (1962) e ‘O espelho’ (1975), respectivamente.

A primeira sessão conta a história de Ivan, que após perder os seus pais na II Guerra Mundial, começa a trabalhar para o exército soviético como batedor na retaguarda da defensiva alemã e acaba por formar uma amizade com três oficiais soviéticos. Sendo o primeiro filme de Tarkovski, ‘A infância de Ivan’ ganhou prêmios como o Festival de Veneza 1962 – Leão de Ouro para Melhor Filme e San Francisco Film Festival – Prêmio Golden Gate para Melhor Realizador.

Na sequência será exibida a obra ‘O espelho’, considerada um clássico do cinema soviético e do cinema mundial, sendo eleita o 9º melhor filme de todos os tempos pela revista britânica Sight & Sound, em 2012, na votação dos diretores e 19º na votação dos críticos de cinema. O filme é autobiográfico. O personagem principal é o poeta moribundo Alexei, que é mostrado quando criança e adolescente, enquanto na idade adulta apenas sua voz é ouvida. Todos os eventos são apresentados a partir de seu ponto de vista.

A narrativa, desprovida de um enredo convencional, se desenrola em torno de suas memórias e sonhos, entrelaçados com imagens de arquivo de eventos históricos: a Guerra Civil Espanhola, o lançamento dos primeiros balões estratosféricos soviéticos, a Grande Guerra Patriótica (1941-1945) e o conflito de fronteira na Ilha Damansky (1939). As conexões entre a narrativa e o contexto político soviético acabaram por provocar o rebaixamento do filme na classificação oficial, dificultando a sua distribuição, na URSS. Todavia, mais tarde, seria reconhecido como o melhor filme de Tarkovski e um dos melhores filmes de todos os tempos.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =