A lista com os gestores que tiveram suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do estado do Amazonas (TCE-AM) foi entregue na manhã desta sexta-feira (29) pela presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, ao vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Airton Gentil.
De acordo com a presidente do TCE-AM, a entrega das 399 contas foi feita de forma antecipada, e teve como objetivo garantir que o TRE tenha tempo suficiente para tomar as devidas providências antes das eleições municipais.
“O TCE tem a honra de entregar a lista antes do prazo – que seria no dia 15 de agosto – a fim de que haja tempo para que todas as medidas sejam tomadas”, disse
Para o vice-presidente do TRE-AM, desembargador Airton Gentil, que recebeu a lista, o ato simbólico é o início de todo o trâmite processual.
“Isso não significa que os gestores citados já estejam condenados, mas que será seguido um rito processual. Diante do julgamento que vai ser definida, ou não, a inelegibilidade de um candidato”, falou.
Presente no evento, o procurador regional eleitoral do Ministério Público Federal, Rafael da Silva Rocha, ressaltou a relevância do momento. Segundo Rafael, o ato é muito importante para que os partidos e eleitores possam ter maior atenção nos candidatos.
Imagens: Letícia de Assis