Na manhã desta terça-feira (20) foi lançada oficialmente a exposição “Embarque na Magia de Parintins”, com peças usadas pelos itens oficiais dos Bois Caprichoso e Garantido, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A exposição fica no local até o dia 5 de julho, na área de desembarque.
A iniciativa foi uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), com a Vinci Airports, Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, que administra o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
As indumentárias expostas no local foram usadas no Festival Folclórico de Parintins de 2022. O “Embarque na Magia de Parintins” tem como intuito promover a cultura do estado e o 56º Festival Folclórico de Parintins, realizado entre 30 de junho e 2 de julho deste ano.
Gustavo Sampaio, presidente da Amazonastur, esteve presente no lançamento e falou sobre a valorização da cultura.
“Mais um ano estamos fazendo essa exposição no aeroporto de fantasias e indumentárias que foram utilizadas no festival do ano passado, são fantasias de arena, permitindo a valorização da nossa cultura, da nossa maior manifestação cultural e folclórica do estado do Amazonas que é o Festival de Parintins”, disse na ocasião.
Karen Strougo, diretora-presidente da Vinci Airports, falou sobre a conexão do aeroporto com a cultura local.
“É um orgulho muito grande ter no nosso aeroporto essa expressão cultural local, poder mostrar para o visitante, para o turista, para quem transita aqui, poder mostrar que o aeroporto é uma expressão viva da cultura. A gente espera que durante esse período aconteça mais trezentos voos extras para conseguir transportar as pessoas indo e vindo do Festival”, contou Strougo.
O aeroporto também conta com outras intervenções que mostram um pouquinho do clima do festival.