Acontecerá a partir do dia 14 de julho (quinta-feira), no Espaço de Convivência do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a exposição “Introspecção”, do artista plástico Arnaldo Garcez. Na mostra, Garcez exprime sua percepção do mundo, sempre com o ser humano como centro das atenções.
De seus pincéis, a tela se cobre com homens e mulheres que têm seus sentimentos expressos não só pelos gestos retratados, mas pelas cores usadas nas pinceladas vigorosas.
Arnaldo fala que, embora suas pinturas não retratem exatamente as matas da região, sua arte é uma expressão amazônida, pois utilizam as cores da floresta e se inspiram nos gestos do caboclo da terra. Mas nem por isso deixa de ser uma arte cosmopolita, uma arte daqui e de todo lugar, segundo ele.
“Eu retrato o ser humano na minha pintura. A mulher sentada, imersa em seus pensamentos, o pianista absorto na música que toca, as pessoas desesperadas em meio à guerra”, destaca o artista.
O presidente do TRE-AM, desembargador Jorge Lins, está abrindo as portas da Justiça Eleitoral amazonense para as manifestações culturais como forma de fomentar a produção artística do Estado, além de proporcionar a todos os que frequentam o espaço um ambiente humanizado, que propicia qualidade de vida, encarando as pessoas em sua integralidade.
De acordo com o desembargador Lins, a exposição é uma maneira de o Tribunal reconhecer o grande valor artístico dos talentos amazonenses.